Primeira Barbie trans é lançada pela Mattel, inspirada pela atriz Laverne Cox

Segundo a Mattel, A Barbie trans vem para reforçar a importância de discutir a diversidade

Resumo da Notícia

  • A primeira Barbie trans foi lançada
  • A inspiração para a boneca foi a atriz trans Laverne Cox
  • Ultimamente, a Mattel está lançando brinquedos que reforçam a diversidade

Laverne Cox é uma atriz reconhecida pelos papéis em “Orange is the new black” e “Inventando Anna”, e é também, a primeira mulher transsexual a ser representada em uma boneca Barbie. Ela faz parte da linha “Collection Tributo”, que celebra a história de mulheres visionárias em todo o mundo.

-Publicidade-

Além de integrar a coleção, a Barbie trans, anunciada pela Mattel na última quarta-feira, dia 25 de maio, é também uma homenagem ao aniversário de Laverne, que completa 50 anos no próximo domingo, dia 29 de maio.

Em entrevista à revista People, a atriz disse: “Não posso acreditar. Amei a roupa dela. O que mais me anima sobre ela estar no mundo é que as jovens trans podem vê-la e talvez comprá-la e brincar com ela, e saber que há uma Barbie feita pela Mattel, pela primeira vez, à semelhança de uma pessoa trans.”

Primeira Barbie trans é lançada pela Mattel, inspirada pela atriz Laverne Cox
Primeira Barbie trans é lançada pela Mattel, inspirada pela atriz Laverne Cox (Foto: Reprodução Mattel)

Em nota, a Mattel declarou: “A Barbie sabe que representatividade é importante e está empenhada em continuar aumentando a diversidade em todas as suas coleções.” A Barbie trans acompanha uma tendência da companhia de lançar brinquedos que reforçam a diversidade.

Barbie lança 1ª boneca com aparelho auditivo em lançamento focado em inclusão e diversidade

Segundo a CBS News, emissora norte-americana, a Mattel, fabricante de brinquedos, e mais especificamente da clássica boneca Barbie, disse que vai lançar a primeira Barbie que usa aparelho auditivo! Ela faz parte de uma linha que celebra a diversidade e a partir de junho, estará disponível para venda.

A empresa fez o anúncio em um comunicado na última quarta-feira, dia 11 de junho, e segundo ela, a boneca foi feita para que as crianças com problemas de audição se sintam representadas. A nova coleção, que foi nomeada de “Fashionista 2022” é a mais inclusiva já feita. No Instagram, o perfil oficial da Barbie publicou detalhes da nova boneca: “Temos o orgulho de apresentar a primeira Barbie com aparelhos auditivos na orelha, dando às crianças a oportunidade de imaginarem possibilidades ainda mais incríveis.”

1ª Barbie com aparelho auditivo é lançada (Foto: Divulgação)
1ª Barbie com aparelho auditivo é lançada (Foto: Divulgação)

Lisa McKnight, vice-presidente executiva da Mattel, contou mais sobre o foco do lançamento: “É importante que as crianças se vejam refletidas no produto e sejam encorajadas a brincar com bonecas que não se parecem com elas para ajudá-las a entender e celebrar a importância da inclusão.”

A linha inclui outras condições, contando com um Ken com vitiligo, uma Barbie negra de cadeira de rodas e mudanças no tipo de corpo estereotipado da boneca, como bonecos Ken menos musculosos do que o original. “A nossa nova linha de bonecas mais diversificada e inclusiva, oferecendo uma variedade de tons de pele, cores dos olhos, texturas de cabelo, tipos de corpo e deficiências, para inspirar ainda mais histórias”, publicou o perfil da Barbie.

Essa é a coleção com mais inclusão e diversidade
Essa é a coleção com mais inclusão e diversidade (Foto: Divulgação)