Primeiro caso de tipo mais contagioso da dengue é confirmado no Brasil pela Fiocruz

O homem de 57 mora em Goiânia, Goiás, e já está recuperado. Uma pesquisa acendeu o alerta sobre o tema, que segundo os pesquisadores, é a cepa mais transmissível da dengue no mundo

Resumo da Notícia

  • Primeiro caso de dengue mais transmissível é confirmado no Brasil
  • O homem de 57 anos é de Goiás e já está recuperado
  • Segundo os pesquisadores, os sintomas da doença nesta cepa são exacerbados

A variante da dengue considerada mais transmissível foi detectada em Goiás, no Brasil, nesta última semana. O caso é tão raro que é apenas o segundo confirmado em toda a América. Em 2020, o Peru também registrou um paciente com a doença.

-Publicidade-
A cepa mais transmissível da dengue foi detectada pela primeira vez no Brasil, em um homem de 57 anos
A cepa mais transmissível da dengue foi detectada pela primeira vez no Brasil, em um homem de 57 anos (Foto: Getty Images)

A informação de que um paciente de Goiânia, um homem de 57 anos, foi contaminado por essa cepa foi confirmada pela Fiocruz e Secretaria de Saúde de Goiás, após a realização de um estudo, com objetivo científico para orientar médicos especialistas.

Após análises no Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás, concluiu-se que, de fato, o paciente foi contaminado por uma das seis linhagens do sorotipo 2 da doença, que já apresentou casos na África e Ásia, e é considerado o mais transmissível do mundo.

Luiz Alcântara, pesquisador da Fiocruz, explicou que a pesquisa foi publicada como forma de alerta: “Antes que inicie uma pandemia, um surto. Então, por isso, que estamos fazendo isso”. A ideia não é gerar pânico, mas já orientar as pessoas para evitar que se crie um problema de fato, de acordo com os pesquisadores.

Ao G1, a superintendente em Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, ainda contou que, nesse caso, há uma potencialização dos sintomas da doença. “Ela [essa variante] pode fazer com que o organismo da pessoa tenha uma doença mais exacerbada, principalmente com diminuição de plaquetas. A pessoa pode ter derrame pleural no pulmão de uma forma mais exacerbada”, completou.

Dengue: Brasil registra em 4 meses quase o mesmo número de casos da doença que todo o ano de 2021
Primeiro caso de tipo mais contagioso de dengue acende alerta para pesquisadores (Foto: Getty Images)

O estudo ainda será revisado e mais pesquisas precisam ser realizadas, porém as autoridades confirmaram que o paciente está totalmente recuperado e não veem relação entre esse caso e o alto índice de contaminação de dengue em Goiás.

Dengue: Brasil registra em 4 meses quase o mesmo número de casos da doença que todo o ano de 2021

O surto de dengue no Brasil tem preocupado especialistas, principalmente diante dos números divulgados pelo Ministério da Saúde no fim de abril, que aponta que os casos da doença no primeiro trimestre de 2022 aumentaram 95% em relação ao mesmo período de 2021.

Ainda de acordo com o levantamento, a região Centro-Oeste foi a que registrou a maior taxa de incidência da doença, com 920,4 casos a cada 100 mil habitantes. E o estado de São Paulo foi o que mais registrou casos em números absolutos, superando 126 mil. Saiba mais sobre a dengue aqui!