Príncipe Philip terá funeral diferente da Família Real pela pandemia: veja como vai ser

O evento não será grande como o de outros membros da Família Real devido às restrições da covid-19 e o próprio monarca já havia pedido um funeral menor

Resumo da Notícia

  • Funeral do príncipe Philip será diferente pela pandemia
  • Devido às restrições, o evento precisará ser menor que o habitual pela Família Real
  • Além disso, o próprio monarca já havia pedido para ter um funeral menor
  • Ainda não foram divulgadas as datas e horários

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, faleceu na manhã desta sexta-feira, 9 de abril. Após a notícia, a família real começou a organizar o funeral do monarca, que, como os de todo integrante da família real britânica, já estava planejado há muitos anos. A pandemia de covid-19, no entanto, não estava prevista no planejamento e, por isso, algumas mudanças foram necessárias.

-Publicidade-
Veja como vai ser o funeral do príncipe Philip (Foto: Reprodução / @theroyalfamily)

O funeral será um evento reduzido e discreto, algo definido antecipadamente pelo próprio Philip, e levará em consideração todas as necessidades sanitárias para evitar a proliferação da covid-19, como apontado pelo jornal O Globo. A data e horário do funeral ainda não foram divulgadas.

“O funeral não será de Estado e não haverá um velório aberto ao público. O corpo de Sua Alteza será levado ao Castelo de Windsor antes do funeral na Capela de São Jorge. Isso está de acordo com os costumes e os desejos de Sua Alteza”, explicou o Colégio de Armas de Londres, responsável pelo protocolo, em um comunicado. “Os arranjos para o funeral foram revisados diante das circunstâncias decorrentes da pandemia da covid-19 e com pesar pedimos ao público que não tente participar dos atos”, completou.

O funeral tem várias etapas e a primeira parte já está em andamento: o Reino Unido está em luto, com bandeiras a meio mastro e todos os apresentadores de canais televisivos estão usando roupas pretas. Além disso, todos os eventos que envolvem a família real foram cancelados até segunda ordem.

O príncipe, na prática, tem direito a um grande funeral, como o que aconteceu quando a rainha-mãe Elizabeth faleceu em 2002 e no caso da princesa Diana, mas Philip, que nunca gostou de grandes eventos, deixou claro a vontade de ter um funeral mais discreto, mesmo antes da pandemia.