Priscila Steinman faz creche sustentável no jardim de casa: “Me conectei com a natureza”

A atriz incentiva a filha desde pequena a cuidar do meio ambiente. A rotina ecológica começou durante a pandemia

Resumo da Notícia

  • Priscila Steinman é casada com o diretor Vinicius Coimbra e tem a filha Rosa, de 2 anos
  • A atriz decidiu adotar hábitos ecológicos durante a pandemia
  • Ela criou um sistema de compostagem e uma creche sustentável no jardim de casa
  • Priscila falou da possibilidade de ter mais filhos

A atriz Priscila Steinman, de 33 anos de idade, criou uma compostagem e uma creche sustentável em casa, para transmitir valores socioambientais e incentivar o cuidado pelo meio ambiente à família. A mulher é casada com o diretor Vinicius Coimbra, responsável pela novela Nos Tempos do Imperador, e juntos têm a filha Rosa, de 2 anos de idade.

-Publicidade-

A mãe começou a colocar os projetos ecológicos em prática no ano passado, em meio à pandemia da Covid-19, após trocar o apartamento por uma casa. A mudança de hábitos foi motivada pelo maior tempo em casa com a família.

Priscila Steinman decidiu trazer uma rotina mais ecológica para a família (Foto: Reprodução/ Instagram/ @pristeinman)

Em entrevista ao portal Quem, para a iniciativa #UmSóPlaneta, ela contou: “Fizemos alguns movimentos de mudança. O primeiro foi a criação da creche que fiz para minha filha. Estava muito difícil conciliar a maternidade e o trabalho, com a filha 24 horas por dia comigo, sem poder ir pra creche por conta da pandemia. Depois veio a necessidade de estar mais perto da natureza e, por isso, nos mudamos. Saímos de um apartamento para morar em uma casa. Me conectei de forma muito potente com a natureza. Quis proporcionar para minha família poder olhar pro céu e pisar na grama todo dia. A partir dessa iniciativa, outras vieram e hoje tenho uma rotina muito mais sustentável e saudável“.

Compostagem

Dentre os planejamentos sustentáveis, Priscila teve a ideia de fazer um sistema de compostagem em casa! Compostagem é um processo natural formado por um conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por micro-organismos. Pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico- seja de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal.

Rosa já tem grande contato com a natureza (Foto: Reprodução/ Instagram/ @pristeinman)

A atriz falou: “Faço compostagem na minha casa, priorizamos alimentos orgânicos. Planto alguns alimentos que consumimos. Geramos menos lixo e boa parte do que é gerado, reciclamos ou compostamos. Temos uma conexão com o ciclo todo do alimento. Plantar, cultivar, acompanhar, cuidar, colher, comer, descartar, regenerar e plantar novamente. Me sentir tão parte da natureza foi uma relação bonita e nova na minha vida. Também me conectei com iniciativas que cooperam com pessoas em situações vulneráveis. E acho que é nosso papel fazer a nossa parte para tentarmos viver em uma sociedade menos desigual“.

Creche no jardim

Pensando na educação ecológica de Rosa, a mãe teve a ideia de fazer uma creche sustentável dentro de casa. Agora, mãe e filha podem passar o tempo juntas e cuidando do meio ambiente.

Elas fizeram uma creche no jardim de casa! (Foto: Reprodução/ Instagram/ @pristeinman)

Ela explicou: “Estava muito difícil trabalhar com minha filha integralmente em casa. Nós não temos uma funcionária que exerce a função de babá, então ficou muito puxado. Na hora de pensar em uma solução, fui atrás de possibilidades. A que mais me identifiquei foi de contratar uma professora para estimular, desenvolver e se relacionar com minha filha. Como não tenho experiência alguma nessa área, fui me informar. Consultei pedagogas, professoras, amigas psicólogas, pediatra, um médico infectologista… Enfim, profissionais que pudessem me ajudar a levantar essa ideia mantendo os protocolos da pandemia. Contratei uma professora com uma linha educacional que eu me identifico com os ideais. Aos poucos, fui entendendo as demandas e melhorando o esquema. Convidei duas outras crianças para a creche que fiz para minha filha. Em julho, completamos um ano da ‘creche no jardim’, como nomeei essa experiência. Eu brinco que sem querer, virei tipo coordenadora de creche. A necessidade acabou provocando essa escolinha aqui em casa. É no jardim, ao ar livre e tem uma pegada sustentável, com muitas brincadeiras lúdicas, na natureza e com muitas atividades com materiais recicláveis. Os brinquedos são muito mais confeccionados pela própria creche do que comprados”.

Exemplo para a filha

De acordo com Priscila, a maternidade faz com que você vivencie novos aprendizados constantemente. Ela afirmou: “Somos seres fluidos, inconstantes e essa é a beleza da vida. É o percurso que importa, não a chegada. É mais claro para mim que ser o exemplo educa muito mais do que explicar o exemplo. Minha filha me faz estar muito mais atenta para as minhas atitudes, porque se relaciona com o que quero instigar nela. Com os valores que quero que ela vivencie”.

A atriz também falou sobre a possibilidade de ter mais filhos e não descartou a ideia de aumentar a família. Ela contou: “Sou a caçula de três filhos. Gosto do coletivo, aprecio estar em família e vou adorar poder viver mais uma maternidade em algum dia. Vamos caminhando dia após dia e ver o que a vida nos reserva”.