Probióticos: tudo o que você precisa saber para manter o bem-estar e a saúde da família

Para o bom funcionamento do organismo, é importante ficar de olho na microbiota intestinal. Além de atuar em diversas funções do nosso corpo, ela tem um papel auxiliar na absorção de nutrientes, melhora da digestão e equilíbrio da saúde gastrointestinal

Resumo da Notícia

  • Conheça a importância dos probióticos para o seu corpo
  • Manter o intestino saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo
  • Veja quais são os benefícios

Você sabia que o intestino é considerado o nosso segundo cérebro? E não é à toa: são aproximadamente meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores trabalhando juntos. A microbiota (também chamada de flora intestinal) é formada pelas centenas de espécies de microrganismos benéficos que colonizam nosso organismo, principalmente o intestino. 

-Publicidade-
Um intestino saudável é fundamental para o bom funcionamento do corpo (Foto: iStock)

Manter uma microbiota intestinal diversificada e saudável é essencial para o funcionamento do nosso organismo. Ela participa de diversas funções, como a absorção de nutrientes durante a digestão e a saúde gastrointestinal¹.

Intestino que funciona bem é sinônimo de bem-estar!

Nos primeiros mil dias, que acontecem desde a concepção até o segundo ano de vida, a microbiota intestinal da criança vai sendo moldada, podendo sofrer influência de diversos fatores. A microbiota começa a se moldar antes mesmo do nascimento, na vida intrauterina, e depende de fatores como o tipo de parto, a microbiota da mãe e a amamentação².

-Publicidade-

Para ajudar a deixar tudo funcionando bem, os probióticos entram em ação para equilibrar a microbiota intestinal. Com um trabalho de formiguinha, o Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®), o probiótico mais estudado do mundo, tem um papel importante no equilíbrio da microbiota intestinal, que controla a proliferação de bactérias patogênicas, além de garantir que a integridade da mucosa não seja afetada, de acordo com um artigo publicado pelo jornal acadêmico Biochemical Journal³. 

Mas afinal, o que são os probióticos?

Apesar do nome difícil, a explicação é bem simples: “são microrganismos vivos cujo objetivo é trazer benefícios à saúde quando consumidos ou aplicados ao corpo. Eles podem ser encontrados em iogurtes e outros alimentos fermentados, suplementos dietéticos e produtos de beleza”, define a National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH).

Apesar de muita gente ver os microrganismos como “germes”, eles podem ser úteis, inclusive para o bom funcionamento do corpo. Algumas bactérias presentes no intestino são fundamentais para ajudar na digestão de alimentos, competir com bactérias que podem causar doenças e até mesmo participar da produção de vitaminas! Além disso, não precisa ter medo: a grande maioria dos microrganismos presentes nos probióticos são iguais ou semelhantes aos que já vivem no nosso corpo.

Os probióticos são grandes aliados nesta missão (Foto: Shutterstock)

Os benefícios são imensos!

Diversas situações do dia a dia (como alimentação inadequada, estresse, uso de antibióticos) podem levar ao desequilíbrio da microbiota e o intestino fica povoado por bactérias ruins. Essas condições de desequilíbrio da flora intestinal podem ocasionar sintomas intestinais e deixam o organismo mais suscetível a doenças. Essa correlação entre as defesas do organismo e a microbiota intestinal acontece porque aproximadamente 70% de todas as células produtoras de anticorpos localiza-se no trato gastrointestinal, tornando-o o maior local de resposta imunológica.

O uso de probióticos, ao promover o reequilíbrio da flora intestinal, traz inúmeros benefícios à saúde. Entretanto, os probióticos não são iguais. Espécies diferentes de probiótico têm efeito diferente, conforme artigo publicado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Qual probiótico tomar?

Culturelle® contém o probiótico Lactobacillus GG, o qual possui eficácia e segurança comprovadas por mais de 35 anos de pesquisa e mais de 200  estudos clínicos realizados em adultos, gestantes e crianças5. O uso diário de Culturelle® contribui para o equilíbrio e proteção da microbiota intestinal e para o fortalecimento da saúde, especialmente a digestiva.

Culturelle®, Culturelle Saúde Digestiva® e Culturelle Junior® são marcas da DSM. LGG®
é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S. Reg. MS: 673990004/673990003/673990002. (Foto: Divulgação)

Referências: 

  1. International Life Sciences Institute. Europe. Probióticos, Prebióticos e a Microbiota Intestinal, 2013.
  2. Indrio F, Martini S, Francavilla R, Corvaglia L, Cristofori F, Mastrolia SA, et al. Epigenetic matters: the link between early nutrition, microbiome, and long-term health development. Front Pediatr. 2017;5:178
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5433529/
  4. https://www.health.harvard.edu/vitamins-and-supplements/health-benefits-of-taking-probiotics
  5. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/?term=lactobacillus+rhamnosus+gg&sort=dateacesso em 01-Ago-2020 (Based on the number of Lactobacillus rhamnosus GG clinical studies, as of August 2020)

-Publicidade-