Família

Projeto &: Tudo novo de novo

Imagem Projeto &: Tudo novo de novo

Publicado em 17/06/2013, às 11h18 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h31 por Redação Pais&Filhos


“A  primeira coisa que acontece com a gente, após a constatação do fato, é aquela sensação de encantamento. Só que mais forte, mais intensa, porque afinal, desta vez, sabemos o tamanho do que está por vir. Encantamento por esse milagre que a gente ainda não conseguiu explicar mesmo depois de ter descoberto galáxias e inventado a internet. Esse mistério que é a criação de uma nova vida, sobre a qual o sexo, a cara, a personalidade e o time de futebol não temos nenhum controle. Aquela coisa mágica que acontece quando junta o pedacinho da mamãe com o pedacinho do papai, mistura bem e sai uma surpresinha. Sim, é uma loucura tudo de novo, demora pra cair a ficha, mil coisas vêm na cabeça. E o trabalho, e o irmão, cabe na casa? Dura uns dias. Semanas, talvez.

Mas aí, num passe de mágica, a gente fica prática. Decide que vai reduzir o ritmo de trabalho pra cuidar do bebê, que pra isso vai precisar terceirizar outras coisas, ajeita o quarto pra receber o novo membro da família, compra o que ainda não tem. Cada uma, dentro das suas necessidades, vira um trator pra resolver todas as questões práticas enquanto cuida do filho número 1 – que já dá trabalho suficiente – e vai tocando a vida. De vez em quando vem um pânico, claro. A gente começa a pensar no trabalho que um filho já dá, pensa naqueles momentos de desespero de ter que falar de trabalho no telefone enquanto o filho chama ininterruptamente, e você atrasada para aquele compromisso, e o jantar por fazer, tudo ao mesmo tempo agora, socorro, meu Deus, como vou dar conta de mais um? Mas aí, no meio desses pensamentos, o primogênito efetivamente chega da escola clamando por você, pelo jantar, para brincar, e aí vem o banho, e aí escova os dentes (só a gente entende por que essa tarefa simples demora aproximadamente meia hora), põe pra dormir, e no que você estava pensando mesmo?

Desde a barriga o segundo filho já divide atenção, tempo, pensamento. Não há opção. Mas quando a gente deita na cama, à noite, num daqueles raros momentos de calma e tranquilidade, lembra que ali dentro está o filho que um dia a gente vai olhar e ter a sensação de nunca ter vivido sem, igualzinho ao primeiro. Sabe que vai amá-lo loucamente, que vai querer protegê-lo de todos os males do universo, que vai sentir aquele amor arrebatador, dolorido, maior do que nós mesmos. E ele já está ali, na barriga, e mesmo sabendo que vai em breve sentir tudo isso, você não sente ainda. Não sente porque, claro, haja poder de abstração. Você não viu a carinha dele. Não deu de mamar. Não ganhou um sorriso banguela de presente em troca de uma noite não dormida. Não sentiu o cheiro (ah, o cheiro)… Segundo filho ganha um amor mais eficiente. Sabemos que vamos amá-lo, e só podemos esperar que aconteça. Então preparamos o coração: suavizamos as arestas, afofamos as almofadas.

Tem também o medo de dividir o amor do mais velho. A sensação de traição. Lembro de ter sentido, quando descobri que teria outra menina, de que seria traição dupla. Mas, no fundo, a gente sabe que a atenção vai ter que ser dividida, mas o amor vai se multiplicar. A gente imagina aquelas manhãs felizes na cama com duas, e não uma, pulando em cima. Vislumbra os momentos de orgulho arrebatador do aprendizado de duas. Dá até pra ser capaz de sentir aquela explosão no coração de ter o filhote agarrado a você, dormindo profundamente no colo… vezes duas. Aí a gente percebe que vai amar tudo de novo, sim. Pensando bem, a dúvida é se a gente vai aguentar tanto amor.”

Luciana Loew, mãe de Teresa e grávida de Alice, é publicitária e tem uma produtora de conteúdo, a Echo Assuntos Digitais


Palavras-chave
Aconteceu comigo

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”