Publicado em 03/01/2021, às 08h00 - Atualizado em 04/01/2021, às 15h05 por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto
O programa Bosques Memória tem como objetivo plantar uma árvore para cada pessoa que faleceu de Covid-19 no Brasil. Ele está sendo realizado em áreas de Mata Atlântica nos estados brasileiros que têm esse bioma. A campanha foi idealizada por três ONGs como forma de homenagear as vítimas do coronavírus e, ao mesmo tempo, recuperar a floresta. A meta deles é plantar ao menos 200 mil árvores em seis meses.
Essas árvores serão plantadas em áreas que precisam revitalizar o vigor da vegetação e o habitat natural dos animais. As ONGs participantes criaram um siteque vai permitir que os registros sejam feitos em um banco de dados comunitário para se ter o número de árvores plantadas, a localização, as espécies e fotos que monitoram o crescimento delas.
As três ONGs responsáveis pelo projeto são: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e Rede das ONGs da Mata Atlântica, a última reúne 280 organizações que trabalham com a preservação do meio ambiente. Atualmente, o bioma já perdeu 11,73% de sua vegetação original.
O plantio pode ser realizado por famílias, indivíduos, ONGs, empresas, governos e outras instituições. 20 bosques já foram plantados e um deles fica em um assentamento de reforma agrária na cidade de Presidente Epitácio, em São Paulo. A previsão é que ali sejam plantadas 2.000 mudas e a plantação está sendo feita pela Apoena (Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), entretanto o nome não “Apoena” não é uma sigla, ele “recuperar” ou “reconstruir” em tupi-guarani. Ali, espécies nobres como ipês amarelo, branco e roxo, jatobá, jequitibá, peroba rosa e aroeira já foram plantadas.
Em alguns lugares, as árvores plantadas recebem uma placa com o nome da pessoa que morreu. Essa campanha coincide com os preparativos da ONU (Organização das Nações Unidas) para o lançamento de um novo programa, a Década das Restaurações de Ecossistemas, que vai de 2021 a 2030. A campanha feita por brasileiros se enquadra no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e foi reconhecida por eles, por isso a ação vai ser divulgada em outros países.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"