Publicado em 11/07/2023, às 07h44 - Atualizado às 08h49 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu nesta segunda-feira, 10 de julho, um processo ético para avaliar se um comercial da Volkswagen— lançado no último dia 4 de julho e feito com inteligência artificial — feriu o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Intitulada “VW Brasil 70: O novo veio de novo”, a campanha produzida pela agência ‘AlmapBBDO’ mostrou Elis Regina, artista que morreu em 1982 dirigindo uma Kombi enquanto canta a música “Como nossos pais” com sua filha, a também cantora, Maria Rita, que dirige um modelo ID.Buzz. A propaganda foi feita em comemoração aos 70 anos da Volkswagen no Brasil.
Em nota, a Volkswagen disse que a utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora. “A Volkswagen lançou sua nova campanha institucional no momento em que celebra 70 anos no Brasil, a evolução da marca, incluindo seu portfólio renovado, e a chegada de veículos elétricos no País. O objetivo da campanha era criar um momento único, por meio da inteligência artificial, reunindo Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, ícone atual da MPB. A utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora”.
Segundo o Conar, o processo nasceu de queixas de consumidores e avaliará se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial para trazer uma pessoa morta “de volta à vida”. O órgão afirma que se baseará no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular nos princípios de respeitabilidade – à personalidade e à existência da artista – e veracidade.
O Conar informou ainda haver questionamentos sobre a possibilidade de o uso da tecnologia provocar confusão entre ficção e realidade, principalmente para crianças e adolescentes. A representação será julgada nas próximas semanas por uma das câmaras do Conselho de Ética do Conar. Em regra, o julgamento ocorre cerca de 45 dias após a abertura da representação.
No dia 4 de julho, quando a marca de automóveis da Volkswagen Brasil anunciou o novo comercial que emocionou muitos brasileiros, a própria Maria Rita se comoveu com a união de mãe e filha graças à tecnologia e à Inteligência Artificial. Por meio de um vídeo compartilhado no Instagram, ela contou como se sentiu ao fazer parte da campanha que contou com momentos especiais ao lado da mãe.
“A Volkswagen tá completando 70 anos de Brasil. E para comemorar me convidou para participar de uma campanha linda, de arrepiar… além disso, eu realizei meu sonho. Foi um momento mágico. Muito obrigada Volkswagen Brasil. Não vou dar spoiler… mas é lindo”, disse ela na ocasião.
Olha só esse novo produto da linha TUDO da Ri Happy que chegou aqui na redação! Da coleção “Monumentos”, qualquer pessoa pode construir todo o sambódromo carioca Marquês de Sapucaí. Perfeito para brincar de arquiteto, engenheiro ou para ter aquela sensação de dever cumprido
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”