Pulmões de doador que já teve Covid-19 são transplantados com sucesso em cirurgia

Os médicos se mostraram otimistas porque essa realização oferece mais possibilidades no banco de doadores

Resumo da Notícia

  • Recentemente, cirurgiões dos Estados Unidos realizaram um dos primeiros transplantes de pulmão para auxiliar na recuperação da Covid-19;
  • Neste caso, tanto doador quando receptor foram acometidos pela doença;
  • A cirurgia foi realizada com sucesso.

Recentemente, cirurgiões dos Estados Unidos realizaram um dos primeiros transplantes de pulmão para auxiliar na recuperação da Covid-19 em que tanto doador quando receptor foram acometidos pela doença. A cirurgia foi realizada com sucesso.

-Publicidade-

Segundo a CNN, de acordo com a equipe médica, o doador teve apenas sintomas moderados da doença e se recuperou, mas morreu posteriormente de uma causa não relacionada à Covid-19. Os pulmões do doador não foram danificados pelo vírus, o que os tornaram viáveis para o transplante.

O cirurgião responsável pelo transplante contou que essa é uma realização muito importante para ajudar na cura e explicou: “até o momento, 30 milhões de americanos tiveram Covid-19 e muitos deles são doadores de órgãos registrados”.

-Publicidade-
Pulmões de doadores que já tiveram Covid-19 são transplantados (Foto: Freepick)

“Se dissermos não a eles apenas porque tiveram Covid-19 no passado, reduziremos drasticamente a quantidade de doadores e haverá uma grande lacuna de oferta e demanda”, disse. “Teremos um grande problema em nossas mãos se os americanos não puderem doar seus órgãos depois de um caso leve a moderado de Covid-19”, concluiu o especialista.

Pulmões de doadores que já tiveram Covid-19 são transplantados (Foto: Freepick)

O paciente que recebeu os pulmões, um homem de Illinois, de  60 anos, foi diagnosticado com Covid-19 em maio de 2020. Ele precisou ficar em uma lista de espera, mas sobreviveu para fazer o transplante e a cirurgia foi um sucesso.