Qual é a importância da higiene nasal?

O hábito diário de limpeza e hidratação nasal previne toda a família contra doenças respiratórias, que são ainda mais contagiosas no outono e inverno. Entenda o porquê¹

Resumo da Notícia

  • A higiene nasal diária é muito importante para proteger a sua família de doenças respiratórias
  • Esse cuidado se torna ainda mais essencial nas estações mais frias do ano
  • Conheça o passo a passo da higiene nasal para fazer em casa

Limpar o nariz é muito importante, independente da idade. Mas você já se perguntou o porquê? A verdade é que a higiene nasal, além de te ajudar a respirar melhor, também é um método poderoso para proteger você e sua família contra as doenças respiratórias de outono e inverno¹ – e a gente te explica o motivo.

-Publicidade-

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as epidemias de gripe sazonal levam de 3 a 5 milhões de casos graves da doença². Para a Dra. Maura Neves, filha de Manuel e Maria Lucia, otorrinolaringologista e consultora respiratória da Libbs, esse quadro é favorecido por um aumento de aglomerações de pessoas em um mesmo espaço – para se proteger das baixas temperaturas.

Entenda a importância da higiene nasal na saúde da sua família
Entenda a importância da higiene nasal na saúde da sua família (Foto: Getty Images)

“Especialmente no outono e inverno, temos uma maior circulação dos vírus respiratórios”, reforçou a médica. “Além disso, temos uma tendência a nos mantermos em locais fechados, por conta das temperaturas mais baixas. Então juntamos condições climáticas com aumento da circulação dos vírus e condições sociais nas quais nos aglomeramos mais”³,⁴.

A Dra. Maura ainda ressaltou: “As principais doenças respiratórias que acometem as crianças são as doenças virais, como gripes e resfriados, que também facilitam infecções bacterianas como as otites, sinusites, pneumonias, junto com as faringites. Praticamente todas as ‘ites’ do trato respiratório superior”⁵.

Prevenção

O cenário pode até parecer preocupante, mas é justamente aí que entra a tão importante higiene nasal. Isso porque lavar a parte de dentro com soro fisiológico e ainda complementar esse cuidado com uma limpeza externa possui a capacidade de prevenir essas doenças¹.

A limpeza nasal remove muco, secreções, restos de sujeiras e possíveis crostas que podem ficar acumulados no nariz de crianças e adultos que respiram com o nariz em meio a poluição do dia a dia⁶. Por causa disso, o acúmulo dessa sujeira pode também facilitar a infecção por vírus e bactérias responsáveis pelas doenças respiratórias⁶.

As doenças respiratórias acometem ainda mais pessoas no outono e no inverno
As doenças respiratórias acometem ainda mais pessoas no outono e no inverno (Foto: Freepik)

Sobre isso, a Dra. Maura ainda reforça: “A prevenção das doenças respiratórias – de todas elas – pode ser feita por meio da lavagem nasal com solução salina de maneira regular, duas vezes ao dia. É uma medida preventiva muito boa, e deve ser feita mesmo quando a criança está assintomática”⁷.

Como fazer a limpeza nasal?

A limpeza nasal, além de ser uma importante medida de prevenção contra doenças respiratórias, ainda pode ser feita de maneira simples e acessível com produtos disponíveis em farmácias perto da sua casa¹.

Há vários métodos para realizar a limpeza nasal nas crianças. No geral, narizes pequenos podem ser bem higienizados com quantidades menores de soro, como nos sprays Salsep 360 e Salsep. Em momentos de mais sintomas, como obstrução e secreção nasal, os mais adequados são os jets – como o Salsep Jet e Salsep Jet Kids que possuem mecanismo com pressão adequada para essa limpeza.

Para realizar a limpeza, incline levemente a cabeça da criança, de modo que ela fique em uma posição confortável. Após isso, aplique delicadamente o spray – ou o jet – em uma das narinas da criança¹.

A Libbs possui spray e jets para a limpeza nasal de bebês, crianças e adultos
A Libbs possui spray e jets para a limpeza nasal de bebês, crianças e adultos⁸⁻¹¹ (Foto: Divulgação/ Libbs)

Este procedimento também pode ser realizado em crianças mais velhas, adolescentes e até adultos. Algumas famílias preferem este método por ser mais rápido e prático. Contudo, é importante que as crianças sejam sempre supervisionadas por um adulto na hora da limpeza nasal¹.

Para além da limpeza

Além da limpeza nasal, o uso de hidratante nasal e lenço umedecido é capaz de hidratar a pele delicada das crianças¹². Para essa faixa etária, todo cuidado é importante – principalmente nessa época do ano.

“Muitas vezes a criança fica com uma congestão nasal que faz parte do quadro clínico dela –  por causa de um organismo mais imaturo, que possui um sistema imunológico menos desenvolvido e mais vulnerável a doenças respiratórias”, relembra ainda a Dra. Maura. “Por isso, ela está sempre com esse nariz congestionado”.

Uma limpeza nasal de qualidade consegue, sim, proteger o seu filho contra doenças respiratórias. Contudo, a higiene nasal conta ainda com o gel para hidratação da mucosa nasal e os lenços umedecidos de solução salina para limpeza nasal¹³, ¹⁴. Dessa forma, os cuidados serão ainda mais eficazes na hora de evitar infecções¹⁵.

A hidratação nasal é muito importante na limpeza nasal, e pode ser feita com Maxidrate
A hidratação nasal é muito importante na limpeza nasal, e pode ser feita com Maxidrate¹⁴,¹⁶, ¹⁷ (Foto: Divulgação/ Libbs)

A Libbs Farmacêutica possui produtos que também são capazes de auxliar nessas etapas. A hidratação deixa a mucosa nasal mais confortável para a respiração, e pode ser realizada com o Maxidrate¹⁴, ¹⁶, ¹⁷. Já a limpeza externa do nariz deve ser realizada com Salsep Lenços Nasais que Kids, que são lenços umedecidos com soluções salinas, desenvolvidos especialmente para o cuidado do nariz, garantindo uma maior proteção, já que reduz o crescimento bacteriano ao mesmo tempo em que limpa e hidrata a pele do nariz¹³, ¹⁵.

Além da limpeza nasal interna, é possível limpar também a parte externa do nariz com o Salsep Lenços Umedecidos
Além da limpeza nasal interna, é possível limpar também a parte externa do nariz com o Salsep Lenços Umedecidos (Foto: Divulgação/ Libbs)

Cuidar da sua família é sempre prioridade, não é? Por isso, a linha Família Respira pode fazer parte do seu dia a dia e manter a saúde das crianças e dos adultos sem perrengues!

SALSEP® 360° (CLORETO DE SÓDIO 0,9%), SALSEP® (CLORETO DE SÓDIO 0,9%), SALSEP® JET KIDS (CLORETO DE SÓDIO 0,9%), SALSEP® JET (CLORETO DE SÓDIO 0,9%). INDICAÇÕES: FLUIDIFICANTE E DESCONGESTIONANTE NASAL. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC Nº 199/2006. AFE Nº 1.0033-3. SERVIÇO DE ATENDIMENTO LIBBS: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SALSEP® É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MAXIDRATE® (CLORETO DE SÓDIO 6 MG/G). INDICAÇÕES: HIDRATAÇÃO DA MUCOSA NASAL RESSECADA E IRRITADA. REG. MS 1.0033.0126. SERVIÇO DE ATENDIMENTO LIBBS: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MAXIDRATE® É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA

REFERÊNCIAS

1. Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology (IAPO). A Importância da Higiene Nasal em Crianças [internet]. [acesso em Maio/2022]. Disponível em: https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/viii_manual_br_21.pdf

2. Ribeiro, Juvinal Fagundes; Belley, Nancy Cristina Junqueira; Chaves, Nelson Silvestre Garcia; Lopes, Derek Chaves; Macedo, Gabriel Elias. Saúde em foco: Doenças emergentes e reemergentes. Capítulo 21 – Influenza (gripe). 2020. 10.37885/201001751.

3. Demain JG. Climate Change and the Impact on Respiratory and Allergic Disease: 2018. Curr Allergy Asthma Rep. 2018 Mar 24;18(4):22.

4. Di Cicco ME, Ferrante G, Amato D, Capizzi A, De Pieri C, Ferraro VA, Furno M, Tranchino V, La Grutta S. Climate Change and Childhood Respiratory Health: A Call to Action for Paediatricians. Int J Environ Res Public Health. 2020 Jul 24;17(15):5344.

5. A. Cabaillot, P. Vorilhon, M. Roca et al., Saline nasal irrigation for acute upper respiratory tract infections in infants and children: A systematic review and meta-analysis, Paediatric Respiratory Reviews, Khianey R, Oppenheimer J. Is nasal saline irrigation all it is cracked up to be? Ann Allergy Asthma Immunol. 2012 Jul;109(1):20-8.

6. Croce, Miguel; Vasconcelos, Delton M; Manso. Eliúde R. C; Duarte, Alberto J. S. Poluição Ambiental e Alergia Respiratória. Universidade de São Paulo. Janeiro a Março de 1998.

7. Slapak I, Skoupá J, Strnad P, et al. Efficacy of Isotonic Nasal Wash (Seawater) in the Treatment and Prevention of Rhinitis in Children. Arch Otolaryngol Head Neck Surg. 2008;134(1):67-74.

8. Salsep® 360. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

9. Salsep®. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

10. Salsep® Jet Kids. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

11. Salsep® Jet. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

12. Fernandes JD, Machado MCR, Oliveira ZNP. Prevenção e cuidados da pele da criança e do recém nascido. An Bras Dermatol. 2011;86(1):102-10.

13. Data on file. Relatório final – Estudo pré-clínico para avaliação da eficácia de um (01) produto cosmético na atividde protetora da barreira cutânea. Campinas: Kosmosciences; 2021.

14. Maxidrate®. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

15. Data on file. Relatório final – Avaliação da eficácia antisséptica por meio do ensaio de halo de inibição em três(03) microrganismos. Campinas: Kosmosciences; 2021.

16. Neves MCD, Romano FR, Guerra Filho S. New Ringer’s lactate gel formulation on nasal comfort and humidification. Braz J Otorhinolaryngol. 2019 Nov-Dec;85(6):746-752.

17. Farage MA. Assessing the skin irritation potential of facial tissues. Cutan Ocul Toxicol. 2005;24(2):125-35. Data on file. Relatório final – Estudo pré-clínico para avaliação da eficácia de um (01) produto cosmético na atividde protetora da barreira cutânea. Campinas: Kosmosciences; 2021.

Informações colhidas e material escrito em maio de 2022.