Quando os idosos vão ser vacinados? Veja como fica o plano de imunização em São Paulo

Após a aprovação do uso emergencial da CoronaVac, o município passou a seguir o plano do Ministério da Saúde. Saiba como irá funcionar

Resumo da Notícia

  • São Paulo irá seguir o Plano Nacional de Imunização
  • O secretário0 de saúde pediu que, por enquanto, os idosos não procurem os postos de saúde para a vacinação
  • Veja como irá funcionar

Após a aprovação do uso emergencial da vacina contra o novo coronavírus, no último domingo, 17 de janeiro, o cronograma original de vacinação anunciado pelo governador de São Paulo, João Doria, sofreu mudanças e terá novas datas para a imunização de idosos.

-Publicidade-
São Paulo irá seguir Plano Nacional de Imunização (Foto: Unsplash)

No plano inicial, era previsto que em 25 de janeiro fossem vacinados os profissionais de saúde e a população indígena. Já para os idosos com mais de 75 anos, as primeiras doses seriam recebidas a partir de 8 de fevereiro. Neste calendário, as duas doses da Vacina do Butantan seriam aplicadas em nove milhões de pessoas. Vale lembrar que São Paulo já está vacinando desde a aprovação da vacina.

Com as novas medidas, São Paulo irá seguir o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Por enquanto, na primeira fase, é previsto imunizar os profissionais de saúde, indígenas e idosos apenas que vivem apenas em instituições de longa permanência. Com a mudança no calendário de vacinação, ainda não existe uma data para o início da imunização de idosos no município.

Em entrevista a TV Globo, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, pediu que por enquanto os idosos não procurem os postos de vacinação. “Vamos distribuir (vacinas) para as redes públicas, municipal e estadual, e privada. Esses profissionais de saúde deverão ser vacinados no seu local de trabalho. E vamos priorizar neste primeiro momento os médicos e enfermeiros que estão na linha de frente. E também aqueles que trabalham no resgate do Samu. Nesse primeiro momento, com essa quantidade, vamos priorizar esse universo de profissionais de saúde, idosos em instituições e os quase 1.800 indígenas que temos no município”.

(Foto: Unsplash)

Enxoval do bebê

Está preparando o enxoval ou a lista para o seu chá de bebê? Olha só essa novidade: você pode criar sua lista personalizada com produtos na Amazon, que pode ser compartilhada com amigos e familiares em várias plataformas. Além disso, você também pode ganhar 10% de desconto na compra na maioria dos itens! Saiba mais sobre a ferramenta e veja produtos para o enxoval do bebê CLICANDO AQUI. Para montar a sua lista, acesse AQUI!

Sobre a vacinação em idosos, ele respondeu: “Quando nós recebermos novas etapas da vacina e a orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria estadual, vamos passar a convocar os idosos acima de 75 anos e aí paulatinamente. Temos referência desses idosos no município e vamos fazer campanhas de comunicação, no momento adequado, para informar essas pessoas”. De acordo com o secretário, 14.173 idosos estão acamados em instituições de longa permanência em São Paulo.