Quando vou ser vacinado? Site estima data de imunização da covid-19 de cada pessoa

A página do Twitter ‘Coronavírus Brasil’ criou uma calculadora não oficial para as pessoas descobrirem quando vão tomar a vacina do novo coronavírus

Resumo da Notícia

  • A página do Twitter Coronavírus Brasil criou uma calculadora para as pessoas descobrirem quando vão tomar a vacina da covid-19
  • Para fazer essa estimativa, o site 'Quando Vou Ser Vacinado?' considera a média dos últimos sete dias de vacinação em cada estado
  • O site assume que tem uma margem de erro de 30 dias e, em alguns estados, usa o cronograma de vacinação para validar o cálculo

Quem nunca se perguntou ‘quando vai ser a minha vez de tomar a vacina da covid-19?’. A página do Twitter Coronavírus Brasil, que informa os usuários sobre as principais notícias sobre o vírus criou uma calculadora, não oficial e sem vínculo com o Ministério da Saúde, para tirar essa dúvida. O site ‘Quando Vou Ser Vacinado?’ calcula a data que você vai receber a dose considerando a média dos últimos sete dias de vacinação em cada estado.

-Publicidade-

No entanto, a alta margem de erro e as diferenças entre os levantamentos dos estados comprometem, em parte, a exatidão dos resultados. De acordo com o desenvolvedor Renan Altendorf, voluntário do Coronavírus Brasil, o site é atualizado todos os dias com conteúdo do ‘covid19br’, que é uma iniciativa independente de levantamento de dados da pandemia. Sendo assim, a programação do “Quando Vou Me Vacinar?” faz a coleta desses dados todo início de madrugada.

O site, segundo a UOL, assume que tem uma margem de erro de 30 dias e, em alguns estados, usa o cronograma de vacinação para validar o cálculo. Outro ponto é que muitos municípios seguem cronogramas diferentes dos estados, como Manaus e a capital do Rio de Janeiro, que estão adiantadas nesse plano estadual.

‘Quando Vou Ser Vacinado?’ prevê a data que você vai tomar a primeira dose da vacina (Foto: Reprodução)

Outro ponto interessante do site é que ele mostra quantas pessoas estão na sua frente na vacinação, por exemplo, uma pessoa de 30 anos no estado de São Paulo, que não faz parte do grupo prioritário, está atrás de 27.984.134 pessoas na fila. Já uma pessoa de 61 anos, que já faz parte do grupo de idosos e que é prioridade na vacinação atualmente, deve receber a primeira dose da vacina em até 30 dias.

“Para este cálculo de previsão, estão sendo consideradas as faixas etárias da população do estado de São Paulo e também os grupos prioritários”, explica o próprio site. Que também mostra a quantidade de pessoas no seu estado que já recebeu a primeira dose da vacina, as pessoas que já receberam a segunda e o porcentual que isso representa.

Saiba uma estimativa de quando você vai tomar a primeira dose da vacina da covid-19(Foto: Reprodução / Getty Images)

Também dá para saber a quantidade de doses registradas pelo estado nas últimas 24 horas e a média diária de vacinação nos últimos sete dias. Também vale lembrar que como os dados são atualizados diariamente as informações podem mudar muito de acordo com a média de vacinação pelo estado na última semana.

Por mais que bem embasado o site recomenda que o público continue buscando informações “nos sites dos governos e com notícias de portais confiáveis”. De acordo com Altendorf, o site foi criado para tirar a dúvida da população de quando eles e os parentes receberiam a vacina, porque segundo ele “esconder a informação é muito pior”.