Família

Quase a metade do mundo prefere a cor azul? Vem saber o porquê

Quase metade da população mundial tem a mesma preferência

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Sabia que existem 111 tons diferentes de azul? Pensa, conseguimos ver vários tons só admirando o céu, não é à toa que 45% da população mundial ama tanto estar cor. Ela está associada com calma, simpatia, harmonia e fidelidade. E quem não gosta de sentir essas coisas?

A pergunta “qual é a sua cor favorita?” era estudada por pesquisadores e quase foi abandonada por ter respostas muito particulares para serem analisadas. Mas, o tempo foi passando e as ferramentas estatísticas e a padronização das cores também. Então voltaram a analisar.

E o resultado? Todo mundo gosta de azul! Ok, não todo mundo, mas uma bela parcela da humanidade. Tanto é que a cor é considerada a mais popular em todas as civilizações. Ou seja, o motivo não é onde a pessoa nasceu, o gênero dela ou nada disso.

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Explica logo! 

As pesquisas realizadas pelos psicólogos Stephen E. Palmer e Karen Schloss  mostram que a preferência de uma pessoa por uma determinada cor pode ser definida pela média do quanto ela gosta das coisas e dos objetos que se associam a essa cor.

Então sua preferência por verde vem dos seus sentimentos sobre grama, árvore, dinheiro, brócolis e Karen explica que, quando você olha as coisas associadas ao azul, elas são positivas. “É muito difícil pensar em coisas azuis negativas. Muitas coisas que relacionamos ‘azuis’ e ruins não são realmente tão azuis, são muitas vezes mais roxas ou mais amarelas do que azul.”

Duas das coisas mais comuns as quais associamos com a cor é o céu e a água, o que aumenta a preferência por azul mais do que pelas demais cores do arco-íris. Também não são limitadas a uma região do planeta só.

“Céu claro e água limpa, são especialmente coisas que todos experimentamos universalmente. Não importa onde você esteja no mundo, se o dia está claro e ensolarado, é bom estar lá fora, o céu é azul. E a água que fica clara vai ser azulada. Isso não quer dizer que não há diferenças culturais, mas essa prevalência de coisas azuis positivas parece ser um pouco consistente.”

Por isso, o amarelo-escuro e as derivações desta cor acabam sempre no final. “Essas cores tipo mostarda, oliva, marrom, têm coisas positivamente associadas a elas, mas também têm em sua maioria, associações negativas – sempre ligadas à resíduos biológicos e coisas grosseiras”.

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Nem só de azul é feito o mundo

há também uma parte significativa da população que gosta mais do vermelho ou verde, por exemplo. Mas não é algo que nasce com a gente, é tipo um resumo de todas as coisas que experimentamos ao longo dos anos. O legal dessa teoria é que ela pode explicar por que as preferências de cores diferenciam as pessoas e por que elas mudam ao longo do tempo.

Karen também descobriu que as preferências de cores variam dependendo da época do ano como as mudança das estações. Normalmente, as cores de amarelos de outono-dourado, castanhos, vermelhos escuros, são as menos apreciadas na roda de cores. Mas durante o outono existe uma maior preferência por essas sombras escuras e quentes porque as pessoas associam mais com momentos festivos e comemorações mensais.

Qual é a sua cor preferida?

Leia também:

Rosa para meninos e azul para meninas

Você sabe por que a cor dos olhos do bebê pode mudar?

Só 25% das pessoas enxergam as cores como realmente são 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não