Família

Quer ter mais tempo para brincar com seus filhos? Te damos algumas dicas

A vida passa rápido, então, aproveite!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

family-spending-free-time-at-home-daughters-sitting-on-the-shoulders-picture-id813674172

(Foto: iStock)

Sim, os dias com crianças pequenas parecem longos, mas os anos passam rápido, então você deve aproveitar cada segundo com seus filhos de uma forma única. Que tal seguir alguns passos para saborear os seus momentos juntos com mais qualidade?

Crianças de 5 meses de idade tornam-se crianças de 5 anos em um piscar de olhos e, depois, de 15 anos de idade. Esse tempo passando rápido é o maior inimigo dos pais, já que todos os dias surgem novos crescimentos, novos marcos e novas maravilhas, mas os desafios de fazer malabarismos com nossas vidas adultas muitas vezes nos impedem de apreciar plenamente os detalhes da infância. Acredite: seus filhos precisam passar um tempo significativo com você. Eles precisam ver quem você é e como você vive sua vida. E, em troca, eles ajudarão você a ver melhor quem você é.

Há apenas 940 sábados entre o nascimento de uma criança e sua ida para a faculdade. Isso pode parecer muito, mas quantos você já usou? Se seu filho tem 5 anos, 260 sábados se foram. Poof! E quanto mais velhos seus filhos ficam, mais ocupados os sábados estão com amigos e atividades. Idem aos domingos. E os dias da semana? Dependendo da idade de seus filhos e se você trabalha fora de casa, pode haver apenas uma ou duas horas por dia durante a semana para gastar com eles.

Então, concentre-se em transformar esses minutos em momentos memoráveis. Nem todos os dias em família serão perfeitos, mas esperamos que um dia você cumprimente sua partida com uma profunda sensação de satisfação, porque você lhes deu o que eles precisam para ter sucesso e também se deu o que você precisa para se sentir um pai bem-sucedido. Pensando nisso, separamos algumas ideias sobre como otimizar o tempo que você passa com seus filhos – enquanto eles ainda estão de baixo de suas asas:

Praticar a meditação parental 

Se sua mente estiver em outro lugar durante os momentos preciosos que você trabalhou duro para preservar, você perdeu a infância de seus filhos assim como se você não tivesse passado algum tempo com eles. Em vez disso, tente permanecer no momento com uma “meditação paternal”, na qual você se concentra em ver seus filhos, ouvi-los, entendê-los e realmente se surpreender com o que você criou.

Faça uma noite especial de comida 

O jantar em casa com toda a família é especial em si mesmo, mas seus filhos ficarão ainda mais ansiosos para se sentar juntos quando sua refeição tiver um tema. Você pode ter noite de taco, noite de pizza, noite chinesa,  noite de panqueca e muitas outras opções! Isso pode acontecer uma vez por semana. Também será uma oportunidade de envolver seus filhos na culinária com você.

Arrumar as coisas juntos 

Nunca conserte uma torneira com vazamento, troque um pneu ou pinte a cerca sem os seus filhos. As arrumações da casa são uma ótima maneira de passar tempo com eles, ensinando-as sobre ferramentas e vida ao mesmo tempo.

Jogue seus jogos 

Se você decidir trazer videogames para a sua casa, faça o melhor para exibi-los e até mesmo aprender como reproduzi-los para que possa experimentar essa parte do mundo de seus filhos. Por quê? É bom que as crianças vejam seus pais como humanos e atraentes. Mas estabeleça limites de tempo, para que suas realidades virtuais não dominem sua realidade.

Sirva algumas besteirinhas

Calma! Não estamos dizendo para você viciar seus filhos com besteiras, mas as crianças têm que ser crianças e você também pode ter esses momentos para relembrar a sua infância! Estabeleça tradições especiais em torno de atrações divertidas – elas se tornam mais especiais porque não acontecem com frequência. Sorvete de domingo à tarde  em um dia quente de verão, ou noites de TV em família no inverno frio com chocolate quente.

Leia também:

Viajar em família traz mais felicidade para seu filho do que brinquedos

Mãe também é gente: um tempo só com você!

Diversão em família: nossos leitores contam as brincadeiras favoritas dos filhos

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não