Recém-nascida retira tumor de 9 cm do pescoço em cirurgia inédita e se recupera

Aline Bueno descobriu durante um exame de ultrassom que a filha Antonela corria risco de vida dentro do útero e precisa passar por um procedimento arriscado

Resumo da Notícia

  • Uma recém-nascida passou por uma cirurgiarara no Paraná para retirar um tumor no pescoço que correspondia a 40% do seu corpo
  • Aline Bueno descobriu durante um exame de ultrassom que a filha Antonela corria risco de vida por estar dividindo o espaço do útero com a massa benigna
  • O procedimento, que nunca tinha sido feito antes no Paraná, foi planejado com a criança ainda dentro da barriga da mãe

Uma recém-nascida passou por uma cirurgia extremamente rara no Paraná para retirar um tumor no pescoço que correspondia a 40% do seu corpo. Aline Bueno descobriu durante um exame de ultrassom que a filha Antonela corria risco de vida por estar dividindo o espaço do útero com a massa benigna. O procedimento, que nunca tinha sido feito antes no Paraná, foi planejado com a criança ainda dentro da barriga da mãe.

-Publicidade-
O bebê se recuperou sem sequelas (Foto: Reprodução / G1)

Conforme o bebê crescia, o tumor dobrava de tamanho e pressiona o sistema respiratório e digestivo. “Esse bebê não conseguia deglutir intrautero. Quando o bebê está dentro da barriga ele precisa engolir o líquido amniótico. Se líquido aumenta demais, o útero sente como se a gestação dela estivesse chegando ao final”, explicou o médico especialista em medicina fetal, Cláudio Gomes, em entrevista ao G1.

Como o procedimento já estava planejado, a equipe médica acompanhou cada fase da gestação de Aline, usando imagens 3D para ter noção do tamanho do bebê. Durante a cirurgia, os médicos retiraram Antonela, mas a manteram conectada com a mãe pelo cordão umbilical.

-Publicidade-
O tumor tinha 9 cm (Foto: Reprodução / G1)

A mãe conta a emoção que sentiu ao acordar e saber que ela e a filha estavam bem.”Quem falou comigo depois da cirurgia foi o doutor Cláudio, aí eu perguntei o que aconteceu, né. Aí ele falou: ‘deu tudo certo, já foi, ela [bebê] já está lá na UTI’, e nisso eu não sabia se eu chorava de dor ou se eu chorava de felicidade”, relembrou.

O tumor tinha 9 cm, cerca de uma laranja, um tamanho considerável para uma recém-nascida. “Graças a Deus e a essa equipe incrível, o tumor foi retirado completamente, e a criança saiu sem nenhuma sequela”, comentou Marja Reksidler, médica especialista em cirurgia do pescoço.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-