Relato de pai: “Meu filho mudou minha vida e hoje tenho orgulho do meu autismo”

Jude Morrow enfrenta desafios diários na paternidade

Jude aprende diariamente com o filho (Foto: Reprodução / BBC News NI)

Jude Morrow tem Síndrome de Asperger, um tipo de transtorno do espectro do autismo, e é pai de um menino chamado Ethan. Ser pai pela primeira vez já é um desafio para qualquer um, quando se tem autismo o desafio pode ser maior ainda. Para Jude, ser pai, mudou sua vida de uma forma positiva. Mesmo com as dificuldades, aprende muito com seu filho.

-Publicidade-

Ele vive em Londonderry, na Irlanda do Norte, e contou para a BBC News NI que sempre evita mudanças, porque lidar com elas não é fácil. Mas que dessa vez, não teve como evitar ser pai. Ele também afirma que foi muito difícil no começo e que até hoje enfrenta grandes obstáculos. Apesar de tudo, é muito feliz com seu filho que proporciona momentos de muita alegria na família.

Uma rotina rigorosa e uma noite de sono bem dormida são necessidades para Morrow. Porém, para um recém-nascido, os padrões de alimentação e sono são imprevisíveis. Isso interferiu muito na rotina do pai, que diz que ficou muito perturbado com as mudanças repentinas dessa fase. Além disso, ele não capta expressões faciais, então não conseguia entender o que Ethan estava sentindo.

Ethan entende a condição do pai (Foto: Reprodução / BBC News NI)

Ser pai ajudou a aceitação de sua condição. Ele desenvolveu muitos mecanismos de enfrentamento durante a paternidade e pôde entender melhor o autismo. Situações simples, como ir até parques de diversões, em que há outras crianças brincando, se tornavam o caos para Jude, agora ele já consegue lidar com essa e outras situações comuns à vida de uma criança.

Com a ideia de ajudar outros pais que tem autismo, publicou um livro contando as experiências que tem com seu filho. Isso porque, também à BBC News NI, disse que encontrava muitas informações sobre pais de crianças autistas, mas não dicas para pais com autismo. O objetivo é que o livro seja “um raio de esperança” para quem está na mesma situação.