Família

Relembre 13 filmes que fizeram sucesso nas décadas de 80 e 90 para rever com seu filho

Já prepara a pipoca e reserve o sofá!

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

Os Jetsons também é um desenho que vale a pena rever (Foto: Reprodução)

Relembrar é viver! Por isso, que tal mostrar para o seu filho os filmes que eram sucesso na sua época? Afinal, eles nem devem imaginar o que acontecia antes da Galinha Pintadinha e do Lucas Neto. Aqui vai uma dica de ouro para você recordar os bons momentos ao lado do seu filho.

  • Os caça-fantasmas (1984)

Em Nova York, Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis) são três cientistas do departamento de psicologia da Columbia University, que se dedicam ao estudo de casos paranormais. Quando a subvenção termina eles são despedidos e Venkman sugere que abram um negócio próprio, a exterminadora de fantasmas “Ghostbusters”. Inicialmente eles só têm despesas e nenhum cliente, mas eis que surge Dana Barrett (Sigourney Weaver), uma violoncelista que teve uma experiência assustadora no apartamento.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos.

  • Os Goonies (1985)

Como falar em clássico e não citar os Goonies? A trama, tem roteiro de Steven Spielberg e de Chris Columbus, conta a jornada de quatro amigos que decidem seguir um mapa do tesouro para tentar achar dinheiro para que a casa deles não precise ser vendidas e derrubadas. Vale lembrar da trilha sonora mais que especial com o hit Goonies ‘r’ Good Enough, de Cyndi Lauper

Classificação indicativa: livre

  •  E.T.: O Extraterrestre (1982)

O clássico dos clássicos não poderia ficar de fora, né?  Com roteiro de Steven Spielberg, o filme narra a história de um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra. O menino protege o E.T de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Devagarzinho, surge uma forte amizade entre os dois.

Classificação indicativa: livre

  • De volta para o futuro (1985)

Uma das mais famosas trilogias do cinema! O primeiro filme chegou aos cinemas em 1985 e mostra um jovem (Michael J. Fox) que, sem querer, ligou uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

Classificação indicativa: livre

  • Curtindo a vida adoidado (1986)

No último semestre do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente uma vontade  de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e da irmã (Jennifer Grey).

Classificação indicativa: livre

  • Rugrats: Os Anjinhos (1991)

O desenho mostra o mundo do ponto de vista de um bebê. Tudo parece maior, mais misterioso e mais complicado. As crianças se comunicam entre si em um dialeto que só elas entendem. Elas entendem tudo que os adultos falam, mas os adultos não entendem as crianças.

Classificação indicativa: livre

  • Caverna do dragão (1983)

Seis crianças embarcam numa montanha russa e acabam parando no Reino de Dungeons and Dragons, a Caverna do Dragão. Para receber aos perigos daquela terra mágica, elas recebem seis Armas do Poder: Hank, um arco de flechas magnéticas; Eric, um poderoso escudo; Diana, um bastão para acrobacias; Sheila, um capuz de invisibilidade; Presto, um chapéu de feiticeiro; e Bobby, um tacape superpoderoso. Com a ajuda do Mestre dos Magos, eles tentarão encontrar um caminho de volta para casa; mas não poderão contar com ele para combater o maligno Vingador e o dragão de cinco cabeças Tiamat

Classificação indicativa: livre

  • Esqueceram de mim (1990)

Uma família de Chicago planeja passar o Natal em Paris. Porém, em meio às confusões da viagem, um dos filhos, Kevin (Macaulay Culkin), acaba esquecido em casa. O garoto de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho e defender a casa de dois insistentes ladrões.

Classificação indicativa: livre

  • Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Classificação indicativa: livre

  • Matilda (1997)

Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry (Danny DeVito) trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia (Rhea Perlman) é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey (Embeth Davidtz), que tenta ajudá-la o máximo possível.

Classificação indicativa: livre

  • A Família Addams (1991 )

Os Addams, uma família macabra, correm o risco de perder seu tesouro de moedas de ouro, pois Tully Alford (Dan Hedaya), um advogado desonesto de quem os Addams são clientes, está em sérias dificuldades financeiras. Como os credores de Alford, Abigail Craven (Elizabeth Wilson) e o filho Gordon (Christopher Lloyd) estão dispostos a fazer qualquer coisa para receber o dinheiro, o advogado tem uma idéia ao notar que Gordon é muito parecido com Fester, o irmão perdido de Gomez Addams (Raul Julia). Assim, Gordon finge ser Fester para tentar encontrar a fortuna de Gomez, Mortícia (Anjelica Huston), Vandinha (Christina Ricci) e Pugsley Addams (Jimmy Workmen). Mas o plano não é tão simples como parece, pois os Addams são uma família bastante peculiar.

Classificação: livre

  • Karatê Kid (1984)

O adolescente Daniel se envolve com a ex-namorada de um mau caráter na escola e passa a ser atormentado por sua gangue. Para sua sorte, ele contará com os ensinamentos de um mestre de karatê, o senhor Miyagi, que o prepara para autodefesa e também para um importante campeonato.

Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos.

  • Os Saltimbancos Trapalhões (1981 )
Quatro amigos viram a grande atração de um circo com a sua capacidade de fazer o público dar gargalhadas. Porém, o sucesso desperta a inveja de um mágico e a ganância do dono do circo.
 Classificação indicativa: livre
  • O Rei Leão (1994)

O desenho animado da Disney mostra as aventuras de um leão jovem de nome Simba, o herdeiro de seu pai, Mufasa. O tio malvado de Simba, Oscar, planeja roubar o trono de Mufasa atraindo pai e filho para uma emboscada. Simba consegue escapar e somente Mufasa morre. Com a ajuda de seus amigos,Timon e Pumba, ele reaparece como adulto para recuperar sua terra, que foi roubada por seu tio Oscar.

Classificação: livre

Leia também:

9 dicas que valem ouro para colocar o sono do bebê em dia

Tentando engravidar? Dicas para te ajudar a enfrentar o processo

Netflix: aqui está a lista dos filmes para a família que entram em março