Rio de Janeiro anuncia data oficial de volta às aulas: saiba o que muda e como irá funcionar

A partir de uma publicação no Diário Oficial, a capital explicou como será o ano letivo de 2021 e a data para o retorno das atividades

Resumo da Notícia

  • O Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial a data da volta às aulas
  • Veja como o ao letivo de 2021 irá funcionar
  • Confira todas as mudanças

Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, a rede municipal de ensino do Rio de Janeiro anunciou oficialmente o retorno da volta às aulas. A medida foi publicada no Diário Oficial e irá valer para a educação infantil, ensino fundamental e a educação de jovens e adultos.

-Publicidade-
Veja como irá funcionar o retorno (Foto: Shutterstock)

Os estudantes não tiveram aprovação automática em 2020 devido a pandemia, nem para o ensino remoto. Com o calendário estendido para 2021, o ano letivo irá trabalhar com dois anos em um. A partir de fevereiro, por exemplo, os alunos que cursavam o 5º ano do ensino fundamental irão continuar as atividades, além de também ingressarem ao conteúdo do 6º ano do ensino fundamental.

Irão valer os trabalhos realizados tanto presencialmente como de forma remota, e também programações didático-pedagógicas planejadas pelas unidades escolares. Em entrevista à CNN, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, falou sobre a retomada e os casos de coronavírus na capital. “Eu quero aqui defender, de maneira muito forte, você ter shopping aberto, praia aberta, as coisas abertas e as escolas fechadas. Nossas crianças já sofreram demais”.

-Publicidade-
O ano irá abranger 2020 e 2021 (Foto: iStock)

Ainda sobre a volta às aulas, ele continuou: “Obviamente, eu vou respeitar aquilo que a ciência disser, aquilo que o comitê científico disse, mas vamos trabalhar para, se Deus quiser, retomar as aulas presenciais e permitir que as crianças voltem a estudar e aprender, claro, com todos os cuidados”.

Para garantir que todas as exigências sejam cumpridas, o calendário escolar de 2021 poderá sofrer alterações por conta da pandemia. Com o objetivo do acolhimento e da busca ativa dos alunos, haverá a verificação de aprendizagem e orientações durante a volta às aulas no Rio. As férias escolares foram mantidas e o recesso começou em 23 de dezembro de 2020. O recomeço das atividades estão previstas para acontecer em 8 de fevereiro e terminar em dezembro de 2021.

-Publicidade-