Robô chinês enviado à Marte inicia exploração do Planeta Vermelho

O objetivo da viagem de Zhurong, como foi apelidado, é descobrir se há evidências de vida por lá, além de colher informações sobre atmosfera, água e solo

Resumo da Notícia

  • Neste sábado, um robô da China chegou ao solo de Marte
  • O robô Zhurong ficará 90 dias no Planeta Vermelho para explorá-lo
  • Ele está sendo controlado de uma base, na China

Explorando o universo. Um robô enviado pela China em missão espacial para Marte chegou no solo do planeta neste sábado (22). A aterrisagem aconteceu às 10h40 no horário de Pequim, equivalente a 23h40 no horário de Brasília.

-Publicidade-
O robô Zhurong já deu um passeio por Marte, sendo guiado por uma base em Pequim (Foto: Shutterstock)

Apesar da nave que transportava o Zhurong, como foi apelidado em homenagem a um deus chinês, do fogo, chegar no planeta vizinho na última semana, o pouso só aconteceu ontem, pois foram feitos vários testes antes do início da exploração.

O equipamento, de acordo com a agência de notícias “Associated Press” deve ficar 3 meses por lá para fazer algumas investigações sobre evidências de vida em Marte, que incluem dados sobre atmosfera e até presença de água.

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Além da China, os Estados Unidos também está com um robô explorando Marte (Foto: Reprodução/ Canva)

Após chegar ao solo, o equipamento já realizou um passeio pelo local, funcionando por meio da luz solar e sendo operado por uma base chinesa, em Pequim. Essa não é a primeira vez que um robô é controlado em Marte, os Estados Unidos já realizaram este feito, com o robô Perseverance, que deve regressar para a Terra em 2031.

O lançamento do robô Zhurong aconteceu em julho de 2020, e foi um marco na história espacial chinesa. Com 240 quilos, o equipamento possuí 6 rodas.