Rotina alimentar: como iniciar hábitos mais saudáveis para as crianças em 2021

Alimentação é papo sério e não pode ser deixada de lado! Com a pandemia, alguns hábitos ruins vieram juntos, mas a notícia boa é que é possível reverter. Veja algumas dicas para mudar esse processo e ter um próximo ano mais saudável

Resumo da Notícia

  • Veja como mudar a rotina alimentar
  • Confira dicas simples para passar (bem!) pelo processo
  • Saiba quais cuidados tomar para uma alimentação mais saudável

Com a pandemia do novo coronavírus, 2020 foi um ano completamente diferente e cheio de desafios. Nenhuma família imaginou que ficaria tanto tempo em casa e como isso poderia impactar na saúde, principalmente das crianças. Quando o assunto é alimentação, é preciso ficar de olho e reorganizar a rotina.

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Veja como criar uma nova rotina para 2021 (Foto: Getty Images)

Passando mais tempo em casa, houve o aumento do consumo de alimentos prontos, ricos em sódio, açúcar e gorduras, que podem trazer prejuízos para o desenvolvimento infantil, além da consequência do aumento de peso. Para começar 2021 bem, a pediatra Dra. Renata Aniceto, da Liga da Cozinha Afetiva e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) dá dicas práticas para enfrentar (bem!) essa mudança.

“Temos que levar em consideração, que a falta da escola e da atividade física colaboraram para este quadro, via diminuição do gasto energético e do aumento da ansiedade. Após meses de pandemia, algumas famílias ainda tentam administrar as suas rotinas“, comenta a pediatra.

Divida as refeições

O primeiro passo é fracionar as refeições ao longo do dia, assim a criança mantém uma sensação maior de saciedade. Experimente fazer o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Para não esquecer nenhum passo, cole o esquema na porta da geladeira.

Crie um cardápio

Para não cair na tentação de comidas congeladas ou do delivery, faça uma programação para o longo da semana. Programe as compras e tenha sempre em mãos os ingredientes que serão utilizados para o preparo de cada uma das refeições. Opte sempre por alimentos frescos!

As dicas simples fazem toda a diferença!  (Foto: Shutterstock)

Faça substituições

A gente sabe que é super difícil deixar os doces de lado, mas é possível fazer substituições. Para isso, troque as guloseimas por bolos caseiros, biscoitos integrais, pipoca e iogurtes naturais.

Hidrate-se!

Se hidratar é superimportante e tomar 2l de água por dia é indispensável para o bom funcionamento do organismo como um todo. Você pode também optar por sucos naturais de frutas ou ainda usar polpas não adoçadas, mas vale lembrar que o consumo de água deve ser sempre maior.