Criança

Sabia que nada tira mais vidas de crianças do que acidentes?

É a principal causa de morte infantil de 1 a 14 anos

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Você já deve ter percebido que seu filho não olha o mundo do mesmo jeito que você. O objeto mais chato se torna o mais divertido na imaginação dele e é maravilhoso que criança seja tão criativa, mas tem os seus perigos. Ela acaba se expondo, sem perceber as situações que podem causar sérios acidentes e, por isso, o seu cuidado constante é muito importante.

(Foto: Estudo Datasus, 2015)(Foto: Estudo Datasus, 2015)

Todos os anos, aproximadamente 3,8 mil meninos e meninas morrem e outros 117 mil são internados por motivos acidentais no país. Sendo que 90% dos acidentes poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, como a adoção de comportamentos seguros, modificações no ambiente ou o uso de equipamentos de segurança. E foi pensando nesses perigos que a ONG Criança Segura lançou uma campanha, criada pela agência F&Q Brasil e produzida pela Biocine, para alertar os riscos de acidentes com crianças.

 

A ideia é entender como as crianças vêem as coisas. “Os pais precisam entender qual é o mecanismo que está por trás dos acidentes e ver como as crianças enxergam de formas diferentes é essencial”, explica Gabriela de Freitas, coordenadora nacional da Criança Segura, filha de Sílvia e Ruy.

A ONG fez uma série de seis vídeos e teve patrocínio da BrazilFoundation mostrando que objetos domésticos e do cotidiano acabam virando super-heróis, personagens e até animais na visão infantil, que atraem a atenção da criança e, por ela não perceber o risco que corre, pode acabar se envolvendo em acidentes. É só a partir desse entendimento que as dicas de prevenção surgem nos filmes.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os acidentes mais comuns no Brasil são acidentes de trânsito, afogamentos, quedas e queimaduras. Nos filmes, essas situações são retratadas em cenas reais que misturam o uso de animações.

O mundo lúdico faz parte do universo do seu filho e isso é saudável, mas é preciso uma supervisão de um responsável porque um olhar muda tudo. Por isso, a ONG agora é nossa parceira para nos deixar sempre alertas dos riscos que as crianças correm todos os dias.

Leia também:

Segurança sempre! Risco de morte de criança sem cadeirinha é de 75% em acidentes 

Ai, meu olho! Primeiros socorros para acidentes oculares 

Vamos ajudar: poste fotos de parquinhos com risco de acidentes

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não