Saiba os cuidados necessários com o seio na amamentação

Na gravidez, não é necessário nenhuma atitude para preparar os seios para o aleitamento materno, porém algumas atenções durante a amamentação podem facilitar o processo para mãe e bebê

Resumo da Notícia

  • Amamentar traz muitos benefícios para a mãe e bebê
  • Uma dúvida frequente nas mães é em relação aos cuidados com os seios nesse período
  • Não é necessário nada muito elaborado, mas é preciso atenção

O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento do seu filho. Diante de tantos benefícios, ele é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de forma exclusiva até os 6 meses de vida e como complemento até 2 anos de idade ou mais. Esse assunto gera bastante dúvidas nas mulheres, principalmente mães de primeira viagem, já que muito se fala sobre os desafios da amamentação, porém com alguns cuidados é possível passar por esse momento de forma mais tranquila e proveitosa, afinal é assim que deve ser para a mãe e o bebê.

-Publicidade-
Você não precisa preparar os seios para a amamentação, o corpo já faz isso
Você não precisa preparar os seios para a amamentação, o corpo já faz isso (Foto: Getty Images)

Uma grande questão é em relação aos seios, os cuidados necessários para evitar dores ou inflamações. Antes de tudo, uma coisa precisa ficar clara: não é necessário nenhuma preparação prévia, muito pelo contrário, o seu corpo já irá se encarregar de deixar tudo pronto. Por exemplo, na gravidez, as glândulas de montgomery criam a sua própria lubrificação, portanto, não é necessário esfregar algo na região ou tomar sol. A aréola do seio também escurece conforme o parto se aproxima, uma vez que os bebês só enxergam preto e branco, para facilitar que ele diferencie a região que precisa abocanhar. O nosso corpo é muito inteligente mesmo!

O que você deve e não deve fazer nos seios durante a amamentação

Porém, para além da inteligência do corpo, fazer a nossa parte é imprescindível. A pega correta é fundamental para garantir uma boa amamentação, ou seja, os lábios do bebê devem englobar toda ou quase toda a aréola, não apenas o mamilo. Uma dica para ajudar nesse processo é apoiar a cabeça e costas do seu filho e deixá-lo com a barriga encostada em você. Vale lembrar que assim como tudo é novo para o seu filho, também é novo para você, então é importante respeitar o seu tempo e tornar ele agradável para todos os envolvidos.

Manter a higiene dos seios se torna ainda mais importante nessa fase, mas não é necessário nada extremamente elaborado, apenas fazer a limpeza com água durante o banho é suficiente. O uso de sutiãs confortáveis é uma mão na roda nesse processo. No caso de mastites e fissuras, é fundamental procurar a origem do problema, uma vez que apenas remediar não irá impedir que ele aconteça. Então pesquise em fontes confiáveis e não hesite em procurar um especialista e tirar suas dúvidas. O tratamento irá depender do que está causando essas rachaduras.

A amamentação traz muitos benefícios para mãe e bebê
A amamentação traz muitos benefícios para mãe e bebê (Foto: Getty Images)

A Granado, uma marca que acompanha os bebês desde os primeiros dias de vida, também oferece produtos para ajudar as mães, como o Creme Protetor de Seios, dermatologicamente testado e indicado para hidratar e reparar os mamilos, sendo formulado com 100% delanolina Hipoalergênico. Ele colabora na prevenção de rachaduras além de auxiliar na cicatrização de fissuras mamárias.

A Granado possui um creme protetor de seios que previne e auxilia na cicatrização de fissuras durante a amamentação
A Granado possui um creme protetor de seios que previne e auxilia na cicatrização de fissuras durante a amamentação (Foto: Divulgação/Granado)

Benefícios do aleitamento materno para o bebê

  • Altamente nutritivo, oferece tudo o que a criança precisa
  • Reduz os riscos de obesidade
  • Reduz o risco de mortalidade infantil
  • Protege contra infecções gastrointestinais
  • Fortalece a saúde, de forma integral
  • Proporciona melhor crescimento e desenvolvimento
  • Estreita laços entre mãe e filho

Benefícios do aleitamento materno para a mãe

  • Reduz o sangramento no pós-parto
  • Diminui risco de câncer de ovário e de mama
  • Protege contra doenças cardiovasculares
  • Acelera a perda de peso
  • Estreita laços entre mãe e filho