Publicado em 05/07/2022, às 08h11 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo
O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento do seu filho. Diante de tantos benefícios, ele é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de forma exclusiva até os 6 meses de vida e como complemento até 2 anos de idade ou mais. Esse assunto gera bastante dúvidas nas mulheres, principalmente mães de primeira viagem, já que muito se fala sobre os desafios da amamentação, porém com alguns cuidados é possível passar por esse momento de forma mais tranquila e proveitosa, afinal é assim que deve ser para a mãe e o bebê.
Uma grande questão é em relação aos seios, os cuidados necessários para evitar dores ou inflamações. Antes de tudo, uma coisa precisa ficar clara: não é necessário nenhuma preparação prévia, muito pelo contrário, o seu corpo já irá se encarregar de deixar tudo pronto. Por exemplo, na gravidez, as glândulas de montgomery criam a sua própria lubrificação, portanto, não é necessário esfregar algo na região ou tomar sol. A aréola do seio também escurece conforme o parto se aproxima, uma vez que os bebês só enxergam preto e branco, para facilitar que ele diferencie a região que precisa abocanhar. O nosso corpo é muito inteligente mesmo!
Porém, para além da inteligência do corpo, fazer a nossa parte é imprescindível. A pega correta é fundamental para garantir uma boa amamentação, ou seja, os lábios do bebê devem englobar toda ou quase toda a aréola, não apenas o mamilo. Uma dica para ajudar nesse processo é apoiar a cabeça e costas do seu filho e deixá-lo com a barriga encostada em você. Vale lembrar que assim como tudo é novo para o seu filho, também é novo para você, então é importante respeitar o seu tempo e tornar ele agradável para todos os envolvidos.
Manter a higiene dos seios se torna ainda mais importante nessa fase, mas não é necessário nada extremamente elaborado, apenas fazer a limpeza com água durante o banho é suficiente. O uso de sutiãs confortáveis é uma mão na roda nesse processo. No caso de mastites e fissuras, é fundamental procurar a origem do problema, uma vez que apenas remediar não irá impedir que ele aconteça. Então pesquise em fontes confiáveis e não hesite em procurar um especialista e tirar suas dúvidas. O tratamento irá depender do que está causando essas rachaduras.
A Granado, uma marca que acompanha os bebês desde os primeiros dias de vida, também oferece produtos para ajudar as mães, como o Creme Protetor de Seios, dermatologicamente testado e indicado para hidratar e reparar os mamilos, sendo formulado com 100% delanolina Hipoalergênico. Ele colabora na prevenção de rachaduras além de auxiliar na cicatrização de fissuras mamárias.
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha de Ana Maria muda nome de bebê duas semanas após o parto e explica motivo
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Alice explica verdadeiro significado de “saudade” e você vai concordar!