São Paulo antecipa vacinação de idosos acima de 85 anos: veja como será o calendário

Em entrevista coletiva, foi anunciado que a imunização para a faixa etária pôde acontecer antes do previsto por conta das doses já produzidas da CoronaVac

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, o governo do estado de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde para anunciar a chegada de mais insumos no Instituto Butantan, a antecipação da vacinação dos idosos acima de 85 anos e como está o ritmo da imunização no estado.

-Publicidade-
(Foto: Freepick)

Prevista para começar na próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, o governador do estado de São Paulo, João Doria, explicou que a imunização para idosos a partir de 85 anos começará na sexta-feira, 12 de fevereiro. Para os idosos acima de 80 anos, a vacinação terá início no dia 1º de março no estado. “O governo conseguiu antecipar o cronograma com as mais 900 mil doses da vacina do Butantan. Nessa nova fase, serão vacinados 309 mil idosos em todo o Estado”.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, explicou que estão sendo produzidas por dia cerca de 600 mil doses da CoronaVac para a imunização da população. Nesta quarta, chegaram ao Brasil 5,6 mil litros de insumos vindos da China para a produção da vacina. A partir disso, serão produzidas aproximadamente 8,7 milhões de doses, futuramente distribuídas ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

-Publicidade-

Como irá funcionar

Regiane de Paula, coordenadora de controle de doenças da secretaria de estado da Saúde, explicou que a partir das 900 mil doses da vacinas entregues, será possível imunizar as pessoas de 90 anos, começar a 2ª dose da primeira fase (profissionais da saúde, indígenas e quilombolas) e ainda antecipar a vacinação para os idosos de 85 a 89 anos devido toda a logística. Os imunizantes foram entregues aos 645 municípios.

“A vacinação dos idosos é a liberdade daqueles que permaneceram em casa e ficaram afastados da família e a partir disso, terão a oportunidade de retornarem aos laços familiares”, completa Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde.

Veja o calendário de vacinação:

  • 05/02 – a partir de 90 anos em UBSs
  • 08/02 – a partir de 90 anos em drive-thurs
  • 12/02 – a partir de 85 anos
  • 01/03 – de 80 a 84 anos

Nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro centros-escola a vacinação irá acontecer das 07h até as 19h. Já nos cinco pontos drive thru, localizados no Estádio do Pacaembu, Neo Química Arena, Autódromo de Interlagos, Centro de Eventos do Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente, o horário de funcionamento é das 05h às 17h.

Locais centro-escola, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h

  • Centro Escola Barra Funda (zona oeste)
    Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283
  • Centro Escola Vila Mariana (zona sul)
    Rua Ambrosina de Macedo, 94
  • Centro Escola Geraldo de Paula Souza (região central)
    Av. Dr Arnaldo, 925
  • Centro Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã (zona oeste)
    Av Vital Brasil, 1490

-Publicidade-