São Paulo antecipa vacinação de idosos acima de 85 anos: veja como será o calendário

Em entrevista coletiva, foi anunciado que a imunização para a faixa etária pôde acontecer antes do previsto por conta das doses já produzidas da CoronaVac

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, o governo do estado de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde para anunciar a chegada de mais insumos no Instituto Butantan, a antecipação da vacinação dos idosos acima de 85 anos e como está o ritmo da imunização no estado.

-Publicidade-
(Foto: Freepick)

Prevista para começar na próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, o governador do estado de São Paulo, João Doria, explicou que a imunização para idosos a partir de 85 anos começará na sexta-feira, 12 de fevereiro. Para os idosos acima de 80 anos, a vacinação terá início no dia 1º de março no estado. “O governo conseguiu antecipar o cronograma com as mais 900 mil doses da vacina do Butantan. Nessa nova fase, serão vacinados 309 mil idosos em todo o Estado”.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, explicou que estão sendo produzidas por dia cerca de 600 mil doses da CoronaVac para a imunização da população. Nesta quarta, chegaram ao Brasil 5,6 mil litros de insumos vindos da China para a produção da vacina. A partir disso, serão produzidas aproximadamente 8,7 milhões de doses, futuramente distribuídas ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Como irá funcionar

Regiane de Paula, coordenadora de controle de doenças da secretaria de estado da Saúde, explicou que a partir das 900 mil doses da vacinas entregues, será possível imunizar as pessoas de 90 anos, começar a 2ª dose da primeira fase (profissionais da saúde, indígenas e quilombolas) e ainda antecipar a vacinação para os idosos de 85 a 89 anos devido toda a logística. Os imunizantes foram entregues aos 645 municípios.

“A vacinação dos idosos é a liberdade daqueles que permaneceram em casa e ficaram afastados da família e a partir disso, terão a oportunidade de retornarem aos laços familiares”, completa Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde.

Veja o calendário de vacinação:

  • 05/02 – a partir de 90 anos em UBSs
  • 08/02 – a partir de 90 anos em drive-thurs
  • 12/02 – a partir de 85 anos
  • 01/03 – de 80 a 84 anos

Nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e quatro centros-escola a vacinação irá acontecer das 07h até as 19h. Já nos cinco pontos drive thru, localizados no Estádio do Pacaembu, Neo Química Arena, Autódromo de Interlagos, Centro de Eventos do Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente, o horário de funcionamento é das 05h às 17h.

Locais centro-escola, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h

  • Centro Escola Barra Funda (zona oeste)
    Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283
  • Centro Escola Vila Mariana (zona sul)
    Rua Ambrosina de Macedo, 94
  • Centro Escola Geraldo de Paula Souza (região central)
    Av. Dr Arnaldo, 925
  • Centro Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã (zona oeste)
    Av Vital Brasil, 1490