Família

São Paulo começa a vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19: veja como vai funcionar

Até o momento, na capital, 1.015.723 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose contra a Covid-19 - Getty Images
Getty Images

Publicado em 19/07/2022, às 12h14 por Carolina Ildefonso, mãe de Victor


A capital paulista começa a vacinação contra a covid-19 de crianças de 3 e 4 anos, nesta quarta-feira, dia 20 de julho. Nessa primeira fase, a expectativa é aplicar 15 mil vacinas. Nesta primeira fase, serão imunizadas crianças com comorbidades (exceto imunossuprimidas), deficiência permanente e indígenas.

Ministério da Saúde afirma que nenhuma criança ou adolescente morreu por conta da vacina contra covid-19
Até o momento, na capital, 1.015.723 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose contra a Covid-19 (Foto: Getty Images)

Mas atenção, os pais das crianças dessa faixa etária, sem comorbidades, podem colocar o nome dos filhos na famosa “xepa” na UBS mais próxima à residência ou escola, para que consigam adiantar a imunização com as doses remanescentes. Nesse caso, a inscrição deve ser feita na unidade e os responsáveis devem apresentar documentação com endereço e telefone para convocação.  “É uma alegria muito grande ver São Paulo, que é a capital mundial da vacina, avançando na luta contra a Covid-19”, comemorou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

No último dia 13 de julho, a Anvisa aprovou a vacinação com o imunizante Coronavac, para os menores a partir de 3 anos de idade. O imunizante já estava sendo aplicado em crianças de 6 a 12 anos de idade. O aumento de óbitos em menores de 5 anos foi um dos pontos destacados pelos diretores das agência na reunião. Durante a apresentação destacam o aumento de 74% na mortalidade nesta faixa etária, quando comparado o período mais crítico de transmissão da doença desse ano com o ano passado.

Vale lembrar que além da Coronavac, o imunizante da Pfizer também já foi liberado pela Agência, no ano passado, e já é aplicado em crianças a partir de 5 anos de idade. E por falar na vacina da Pfizer, um outro estudo está sendo realizado, em São Paulo, para a aplicação em bebês de a partir de 6 meses de idade.

O que é necessário para a vacinação?

  • A criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis com documento de identificação (adulto e criança)
  • Documento que comprove as condições de saúde do menor que será vacinado, como receitas ou relatórios físicos ou digitais, com identificação do paciente, CRM com carimbo do médico e na validade de dois anos de emissão.

Na capital, ao todo, há mais de 313 mil crianças entre 3 e 4 anos de idade, sendo 155 mil com 3 anos e 158 mil com 4 anos. Até o momento, na capital, 1.015.723 crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose contra a Covid-19, com cobertura vacinal de 93,8%, e 789.768 receberam a segunda dose, com cobertura de 72,9%. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a cobertura vacinal para duas doses está em 105,9%.

A lista completa de postos estão disponíveis na página do Vacina Sampa.

Assista agora o POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com a Miá Mello:


Leia também

Bruna Biancardi e Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"

Junior conta sobre intimidade após paternidade - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”

Astrid Fontenelle conta que adoção foi determinante para divórcio de ex-marido - (Foto: Reprodução/Instagram/LinkedIn)

Família

Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"

Mavie e Neymar Jr. - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades” - Reprodução/Instagram

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Menino tem cabelo que que parece os Beatles - Reprodução/Nypost

Bebês

Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!