São Paulo prevê vacinação anual contra a covid-19: veja como vai funcionar

Durante a entrega de 800 mil doses da vacina contra a covid-19, Jean Gorinchteyn e João Doria falaram sobre a previsão da imunização anual para a doença

Resumo da Notícia

  • Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo, prevê que vacinação contra a covid-19 seja anual
  • A informação foi dada durante a entrega de 800 mil doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde
  • A previsão foi mencionada por se tratar de um vírus respiratório, assim como a H1N1

Nesta quarta-feira, 14 de julho, o secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, prevê que vacinação contra a covid-19 seja anual. A informação foi dada pela manhã no Instituto Butantan durante a entrega de 800 mil doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde.

-Publicidade-

“Entendemos que o coronavírus veio para ficar assim como em 2009 o H1N1, vírus da gripe, veio e ficou. Anualmente, precisamos fazer dose adicional. Normalmente assim é feito por se tratar de um vírus respiratório, que vai ser mantido endêmico na nossa sociedade”, explicou o secretário.

Por se tratar de uma doença respiratória, o secretário de Saúde de SP prevê que a vacinação contra a covid-19 seja anual (Foto: Freepik)

Durante o evento, Jean reforçou ainda que a vacinação é a única maneira de garantir a proteção das pessoas e também evitar que novas epidemias possam acontecer no futuro. João Doria, governador do Estado de São Paulo também comentou sobre a previsão.

“O que mencionei foi o que aprendi com os infectologistas. A partir de agora, todos os anos devemos nos vacinar também contra a Covid-19, assim como nos vacinamos contra a gripe, vamos ter que tomar a vacina contra o coronavírus. Lembro que a primeira etapa da vacinação começou em em 17 de janeiro deste ano. Portanto, as pessoas que foram vacinadas em janeiro deste ano deverão ser novamente vacinadas em janeiro”, comenta o governador.

O Estado de São Paulo planejou um cronograma onde toda a população acima de 18 anos será imunizada contra a covid-19 até o dia 20 de agosto. Veja abaixo como fica o calendário:

  • 37 a 39 anos: 8 a 14 de julho
  • 35 e 36 anos: 15 a 18 de julho
  • 30 a 34 anos: 19 de julho a 4 de agosto
  • 25 anos a 29 anos: 5 a 12 de agosto
  • 18 a 24 anos: 13 a 20 de agosto