Publicado em 21/12/2020, às 11h05 - Atualizado às 11h19 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
Nesta segunda-feira, 21 de dezembro, o governador João Dória participou de uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes para dar novas informações sobre o processo de vacinação da população do estado de São Paulo. Iniciando o discurso, João Dória atualizou a quantidade de perdas causadas pelo Covid-19: são 186 mil mortes no Brasil.
O governador voltou ao assunto vacinação logo em seguida. De acordo com ele, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, São Paulo irá receber o maior lote de vacinas já desembarcadas no Brasil: serão 5 milhões e meio de doses da vacina do Butantã. Hoje, 21 de dezembro, São Paulo conta com 3 milhões de doses da vacina armazenadas em segurança no Instituto Butantã.
Segundo o governador, ainda em 2020, até o dia 31 de dezembro, chegarão em São Paulo mais dois carregamentos da vacina do Butantã. Serão 400 mil doses no dia 28 de dezembro e mais 600 mil no dia 30 de dezembro. Até o último dia do ano, São Paulo terá 10 milhões e 800 mil doses da vacinação criada pelo Instituto Butantã.
João Dória relembrou que o plano de vacinação em massa no estado de São Paulo começa em 25 de dezembro. Além disso, anunciou que São Paulo está adicionando 100 milhões de seringas e 100 milhões de agulhas para o estoque de vacinação contra a Covid-19, a fim de atender toda a população.
Em seguida, passou a palavra para Dimas Covas, diretor do Instituto Butantã, que afirmou ter passado pelo maior desafio da história da instituição. “Começamos a nos preparar no começo da pandemia e tomamos uma série de medidas que foram essenciais”. Dimas ainda falou sobre a existência de um soro anticoronavírus, que ainda precisa ser aprovado para testes, e ressaltou de que soro é diferente de vacina e diz respeito ao tratamento da doença.
O secretário da saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, reforçou a importância de respeitar o isolamento social. “Estamos na 52ª semana epidemiológica e o vírus está cada vez mais perto de nós”. Segundo ele, nas últimas quatro semanas tivemos um aumento de 54% do número de casos, 34% no número de óbitos e aumento de 13% no número de internações.
Quando questionado sobre a volta às aulas presenciais, mesmo se o estado regredisse para a fase laranja ou vermelha, Dória foi categórico e disse que as aulas em escolas voltarão a acontecer em fevereiro de 2021, como foi anunciado anteriormente.
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Mãe de quíntuplos que passou mal ao descobrir gestação perde os bebês
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”