Publicado em 03/02/2021, às 10h17 - Atualizado às 10h41 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
Na última segunda-feira, 1 de fevereiro, o governo de São Paulo se pronunciou sobre o decreto de fase vermelha em todo o estado. A medida foi anunciada por João Dória em uma coletiva de imprensa no dia 22 de janeiro e duraria, teoricamente, até o próximo final de semana, 7 de fevereiro.
Nesta quarta-feira, 03, a gestão do governador João Dória participou de uma nova coletiva de imprensa para dar mais detalhes sobre a decisão de recuar e se, de fato, essa medida seria tomada. No primeiro dia de fevereiro, a secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, disse que “na última semana houve uma queda de 8%” na taxa de internações e que, se o cenário continuasse dessa maneira, “o governo do Estado de São Paulo anunciaria mudanças nas medidas de restrições”, complementou João Dória.
“Boas notícias” começou o governador João Dória. As primeiras informações passadas por ele foram sobre a vacina do Butantã. De acordo com ele, na noite desta quarta-feira, 3 de fevereiro, chegam no Aeroporto de Viracopos mais 8 milhões e 600 mil doses da vacina do Butantã. Com essas novas doses, “chegamos a 17 milhões e 300 mil doses da vacina do Butantã“, contou Dória.
Essas doses começam a ser distribuídas a partir de 23 de fevereiro. Ainda segundo o governador, durante a coletiva, 9 em cada 10 vacinas usadas no Brasil são as produzidas pelo Instituto Butantã. Após essa primeira notícia, o João Dória voltou a falar sobre a vacinação de idosos no estado e o recuo da decisão sobre manter o estado em fase vermelha durante os finais de semana.
O governador João Dória anunciou que a fase vermelha, iniciada em 22 de janeiro, foi suspendido. De acordo com ele, houve uma diminuição de 11% no número de internações por Covid-19 em leitos públicos e privados. A queda permite suspender a decisão de fechamento das atividades econômicas já neste final de semana em todo o estado de São Paulo.
Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Covid-19, ressaltou que a situação ainda está grave. De acordo com ele, interior do estado tem maior índice de transmissão do vírus, e muitas dessas regiões ainda estão na fase vermelha. Ele ainda frisou que, se não houver necessidade de sair de casa, é melhor evitar.
Joao Doria reforçou que, apesar da queda na taxa de internações, não é momento de baixar a guarda. Ainda há a obrigatoriedade do uso de máscaras, não aglomerar em qualquer local, o uso de álcool gel e todas as medidas de segurança e proteção ainda não extremamente necessárias. Portanto, restaurantes, comércios e outros estabelecimentos que não puderam funcionar no final de semana passado poderão funcionar neste final de semana.
A vacinação de idosos com mais de 90 anos começa na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro. Para garantir a segurança e conforto da população, João Dória anunciou que a campanha de imunização contará com com cinco pontos de drive-thru ao longo da capital. Dessa maneira, o público alvo da campanha nesta fase não precisará sair do carro para poder ser vacinado. Além disso, também serão alocadas equipes de saúde para vacinar os idosos em casa.
Os cinco pontos de drive-thru estão localizados na Praça Charles Muller, Estádio do Pacaembu; portal principal da Arena Corinthians, na zona leste; portão principal do Autódromo de Interlagos; no pavilhão de exposições do Anhembi, portão 38; na Igreja Boas Novas da Vila Prudente.
Além dos pontos de drive-thru, 468 Unidades Básicas de Saúde e mais de 400 escolas de saúde municipal também atenderão a população alvo desta fase da campanha de vacinação. A partir de 15 de fevereiro, começa o plano para imunizar os idosos com mais de 85 anos.
João Gabbardo anunciou que o Centro de Contingencia está avaliando o que será feito durante a época do carnaval, uma vez que já foi decidido que não haverá feriado no estado e o ponto facultativo foi deixado de lado. “É possível que seja acrescida uma recomendação na época de carnaval”. A decisão ainda esta sendo discutida no centro de contingencia, então não haviam mais informações sobre qual caminho o governo do estado de São Paulo tomaria.
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube