Satélites mostram Petrópolis antes e depois da tragédia com chuva: o resultado vai te impressionar

A chuva na última terça-feira deixou a cidade destruída além de várias vítimas e desaparecidos

Resumo da Notícia

  • Um satélite divulgou imagens de Petrópolis antes e depois da tragédia
  • A chuva da última terça-feira deixou a cidade destruída
  • As imagens são impressionantes

Imagens exclusivas do MapBiomas foram divulgadas para a ‘Tilt’ da UOL, e mostram a cidade de Petrópolis antes e depois da tragédia da última terça-feira, que deixou diversas vítimas e desaparecidos. Nas fotos, produzidas pela empresa de monitoramento geoespacial SCCON, é possível verificar como eram alguns bairros antes da tempestade e como ficaram após a tragédia.

-Publicidade-

Além das vítimas, a chuva deixou mais de 370 pessoas desabrigadas, de acordo com o governo do estado. Até a noite da última quinta-feira, 116 pessoas ainda estão desaparecidas. A lama e a força das águas destruíram imóveis e afetaram a infraestrutura de estradas e antenas de transmissão. Choveu em poucas horas o equivalente às chuvas de mais de um mês.

Petrópolis antes e depois da tragédia com chuva
Petrópolis antes e depois da tragédia com chuva (Foto: Reprodução/MapBiomas/Planet/SCCON)

A tragédia foi agravada pelo fato de que esse volume todo de chuva se concentrou em uma área específica, segundo Francisco de Assis, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). “Se afastando dez, vinte quilômetros da serra, não caiu quase nada de chuva”, disse a Tilt, classificando a situação como “anômala”.

As imagens foram feitas a partir do satélite Skysat, da multinacional Planet, dona da maior constelação de satélites em atividade atualmente, e representada no Brasil pela SCCON. “Temos uma parceria, um trabalho em conjunto [com a empresa], que fazemos com alertas de desmatamento, usando imagens com 3 metros de resolução [espacial]”, explicou Azevedo, o que representa registros de alta resolução de grandes áreas da Terra.

O satélite mostrou como Petrópolis ficou destruída depois da chuva
O satélite mostrou como Petrópolis ficou destruída depois da chuva (Foto: Reprodução/MapBiomas/Planet/SCCON)