Publicado em 16/09/2020, às 16h26 - Atualizado às 16h40 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos
Setembro é o mês de lembrar a importância da conscientização da população sobre uma doença rara que pode ter o diagnóstico realizado logo após o nascimento: a fibrose cística. Também chamada de doença do beijo salgada, ela pode ser detectada com o teste do pezinho e assim garantir o tratamento adequado desde o inicio da vida do paciente. Para ajudar nessa jornada, a ONG “Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística” está realizando uma campanha com o lema “A gente te entende”. Em referência aos cuidados da população contra o Covid-19, como a máscarae o álcool em gel, que já são costumeiros nos portadores da doença, a organização fará uma série de ações online sobre o tema.
A fibrose cística é uma condição genética, ou seja, não é contagiosa e já nasce com o bebê. A doença é causada pela disfunção de uma proteína denominada condutor transmembranar de fibrose cística (CFTR). Os sintomas mais comuns incluem pneumonias frequentes, tosse crônica, diarreia, dificuldade para ganhar peso e estatura, pólipos nasais, baqueteamento digital e suor mais salgado que o normal. O tratamento costuma ser feito através de cuidados paliativos como atividade física, uso de medicamentos que aumentem a absorção de gorduras e nutrientes, polivitamínicos e a limpeza do pulmão através de inalações e fisioterapia respiratória.
O diagnóstico pode ser feito pelo teste de pezinho, logo que a criança nasce. Se os médicos suspeitarem de um resultado positivo, o teste do suor é realizado. Quando a fibrose cística não é descoberta na primeira infância o teste do suor também é utilizado, além de exames genéticos.
O Teste do Pezinho é obrigatório em todo o território nacional e, atualmente, está previsto no Programa Nacional de Triagem Neonatal, adotado pelo Ministério da Saúde em 2011. O exame é bem simples: tira-se algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, em uma parte com poucas terminações nervosas, entre seu terceiro e quinto dia de vida. Essas gotinhas vão permitir o diagnóstico de algumas doenças raras, sejam elas genéticas ou metabólicas.
“O diagnóstico precoce facilita o tratamento e pode trazer mais qualidade de vida para as famílias”, explica Dra. Milen Mercaldo pediatra do Hospital Anchieta. Muitas das crianças não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família.
Caso o resultado do exame seja positivo para alguma das doenças, é preciso tirar a prova com um novo teste comprobatório. Mesmo assim, não é certeza que a criança irá desenvolver a complicação em questão. Nesses casos, é preciso repetir o teste e manter o acompanhamento de um pediatra.
O Instituto Unidos pela Vida foi fundado pela psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk em 2011. A profissional foi diagnosticada com a doença quando tinha 23 anos e hoje procura promover ações que melhorem a qualidade de vida dos pacientes e familiares. Devido à pandemia, as ações para conscientização quanto à doença serão realizadas online em todo o País. De 01 a 26 de setembro, acontece a Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística, que tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas em toda a comunidade. Além disso, as redes sociais do Instituto Unidos pela Vida trarão histórias inspiradoras sobre como é possível aprender e evoluir em meio a este contexto.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil