Família

Seu comportamento pode evitar acidentes: 5 passos para ser um bom passageiro no carro

Segurança em primeiro lugar!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Você sabia que uma das principais distrações do motorista são os próprios passageiros? Pois é, pesquisas indicam que o seu comportamento é muito importante para que a viagem seja feita em segurança.

Um estudo do George Institute, da Austrália, mostrou que motoristas com passageiros tem 60% mais chances de sofrer um acidente que resulte em ferimentos graves em comparação a quando dirigem sozinhos. No caso das mulheres, embora apresentem baixos índices de direção perigosa, quando há um homem ao lado aumenta a possibilidade de elas fazerem alguma manobra arriscada.

“Os passageiros devem se conscientizar da influência que a sua presença pode ter no motorista”, diz Robson Jardim, supervisor de Operações do Campo de Provas da Ford em Tatuí, pai de Rafael, Thiago e Gabriela.  “Eles precisam colaborar para que a viagem seja segura, evitando comportamentos que causem distração e ajudando o motorista a manter o foco na estrada.”

Aqui vão 5 dicas para você se tornar um bom passageiro e ensinar ao seu filho como se comportar numa viagem de carro.

1. Seja um navegador útil

Assuma uma função durante a viagem, atendendo ao telefone e avisando sobre os riscos que se aproximam, por exemplo. Mas sempre de maneira calma.

2. Não distraia o motorista

Se você espera que ele se concentre na estrada, faça sua parte para minimizar as distrações. Um exemplo disso é não falar alto ao telefone, nem mudar constantemente a música ou comente o modo como ele dirige.

3. Fique acordado

Passageiros que dormem durante a viagem podem aumentar a probabilidade de o motorista também pegar no sono. Se necessário, troque de lugar com o motorista durante viagens longas para que todos possam tirar descansar.

4. Mantenha as crianças seguras

Todos no carro devem estar protegidos com cintos de segurança. Seu filho, em especial, deve estar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade para minimizar as distrações e aumentar a segurança.

5. Chame a atenção se necessário

Os passageiros têm o direito de dizer ao motorista que pare de colocar suas vidas em perigo se ele estiver dirigindo de forma imprudente.No entanto, isso deve ser feito de forma tranquila, sem sus