Seu filho pode transformar o futuro: saiba o que você, a escola e a rede de apoio podem fazer para ajudar nesse processo

A forma que seu filho aprende a aprender reflete não só na família, mas também em toda a sociedade

Fadelito Edicação Infantil

Resumo da Notícia

  • Seja um galho, uma pedra ou uma folha. Qualquer coisa nas mãos das crianças tem poder transformador
  • Isso porque, muitas vezes, a criatividade e imaginação vai além do que qualquer adulto pode pensar
  • E justamente por isso, os pais e a escola têm um papel fundamental no educar, afinal, o futuro depende desse transformar

Seja um galho, uma pedra ou uma folha. Qualquer coisa nas mãos das crianças tem poder transformador. Isso porque, muitas vezes, a criatividade e imaginação vai além do que qualquer adulto pode pensar. E justamente por isso, os pais e a escola têm um papel fundamental no educar, afinal, o futuro depende desse transformar.

-Publicidade-

Em cada fase da vida, seu filho vai absorver um tipo de informação. Mas para que o excesso de preocupações e pressão não dominem sua rotina, tire o pé do acelerador e curta cada um desses momentos. Para te ajudar nessa missão, existem escolas, como a Fadelito, que visam agregar à aprendizagem do seu filho com diversos estímulos e uma educação socioafetiva.

A criatividade e imaginação de uma criança, vai além do que qualquer adulto pode pensar
A criatividade e imaginação de uma criança, vai além do que qualquer adulto pode pensar (Foto: Fadelito)

A educação socioafetiva tem como objetivo o desenvolvimento e a construção de bases sólidas de aprendizagem. Esse processo de descobertas é construído por relações de afeto, confiança e segurança. Neste modelo, cada criança é respeitada e valorizada como ser humano único.  Afinal, ela se sente à vontade para questionar, investigar, descobrir e superar desafios — o que influenciará diretamente no desejo futuro de transformar e fazer a diferença.

Esse tipo de educação se inspira em teóricos que destacam a importância de crianças reconstruírem suas ações e ideias quando vivem novas experiências. Neste contexto, existe influência dos amigos, da família e das pessoas com quem convive, assim como de questões afetivas na construção do ser e da aprendizagem.

Segundo a Diretora Geral Pedagógica da Fadelito, Juliana Fadel, a fim de proporcionar benefícios no desenvolvimento da criança, é importante fazer com que seu filho faça todo esse progresso em uma escola com essa visão. “Tendo a primeira infância como importante janela de oportunidades, é essencial que a escola incentive o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e das habilidades necessárias para buscar sempre respostas e caminhos”, explica.

4 habilidades fundamentais para a educação do seu filho

A forma que seu filho aprende a aprender reflete não só na família, mas também em toda a sociedade. Pensando nisso, o Fadelito trabalha com projetos que têm o objetivo de aflorar o autoconhecimento, a confiança, promover relações e interações sociais mais positivas. Além de incentivar as crianças a construírem um olhar de respeito e gratidão para a natureza e para o mundo que as cerca.

Para promover essa transformação, o Projeto Socioemocional – Fadelito Transformar tem quatro aspectos fundamentais: ouvir, enxergar, ser e cuidar.

Estimular seu filho e ter certeza de que ele está recebendo todo o suporte necessário é fundamental
Estimular seu filho e ter certeza de que ele está recebendo todo o suporte necessário é fundamental (Foto: Fadelito)

Em primeiro lugar, é preciso ouvir. Quando se ouve verdadeiramente alguém, demonstra-se respeito e o quanto as pessoas importam, é assim que compreendemos o outro e também as nossas emoções. Dessa forma, seu filho se relaciona melhor com o próximo.

Depois, é essencial que a criança aprenda a enxergar. Desde as coisas lindas que existem no mundo, até olhar para o outro, entender e se incomodar com as desigualdades e valorizar o que ela tem. Somente quando seu filho souber onde quer chegar, ele será capaz de decidir os caminhos que percorrerá, por isso, desde pequeno, ele precisará “ser” e se conhecer.

E por fim, assim como os pais devem ser apoio e inspiração para a criança, seu filho deve refletir nos outros a bondade por meio do cuidado. Muito além dos exemplos em casa, é na escola que a criança descobrirá as dores e as delícias do mundo, e assim, poderá agir para transformá-lo e fazer dele um lugar melhor. Por isso, uma parte da nossa evolução está em nós e a outra em o quanto somos capazes de nos refletir naqueles que estão ao nosso redor, quantas pessoas conseguimos cuidar e impactar positivamente em nossas vidas.

Muitas dessas coisas as crianças aprendem na prática mesmo! Por meio de vivências, experiências e buscando soluções para os conflitos que surgirem. Por isso, estimular seu filho e ter certeza de que ele está recebendo todo o suporte necessário é fundamental.

E na prática? Como tudo isso funciona?

O Fadelito trabalha com um tipo de Aprendizagem Baseada em Projetos – Técnica que propõe a busca de soluções para um problema ou o aprofundamento de conhecimento de um tema, sendo o aluno protagonista no levantamento das questões, na exploração de hipóteses por meio de experiências e na construção de planos de interesse para a pesquisa e ação.

“Nossa filosofia está fundamentada no conhecimento de si e do outro, e no preparo para a vida, para construção de identidade e pertencimento da criança em relação ao mundo. Valores como o respeito ao próximo, solidariedade e empatia são práticas presentes em nosso dia a dia”, explica Juliana.

De acordo com as diretrizes da escola, a escolha pelo estudo é motivada pela satisfação de cinco necessidades básicas: sobrevivência, pertencimento ao grupo, liberdade, poder e diversão. Dentre essas necessidades, a maior delas é o pertencimento, que se agrupa aos sentimentos de amor e amizade. Dessa forma, quando um tema é estudado de forma ativa, por meio de debate e discussões, praticando ou ensinando, o conteúdo é absorvido de maneira mais prazerosa e efetiva. E é justamente dessa forma, que o aluno aprende a ouvir, enxergar, ser e cuidar.

A importância da rede de apoio

Existe uma frase que diz que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Por isso, ter uma rede de apoio é primordial para que a educação do seu filho seja mais rica e construtiva – além de evitar que os cuidados com a criança sejam centralizados apenas na figura da mãe e do pai.

É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança
É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança (Foto: Fadelito)

A interação com outros adultos e crianças é uma das coisas mais importantes para a educação do seu filho. Por isso, quanto mais gente para cuidar, amar e trocar experiências, melhor!  Afinal, uma rede de apoio sólida e com pessoas diferentes faz com que a criação se torne uma experiência rica para todos.

Assim, a criança entra em contato com diversas perspectivas de mundo e constrói o próprio senso crítico para transformar o mundo em um lugar melhor. Além disso, quanto mais a família estiver próxima, mais acolhimento, amor, amparo e cuidado seu filho terá.