Família

Seu filho tem pé chato? Saiba como identificar, sintomas, tratamentos e causas

Até os quatro primeiros anos de vida, é normal que as crianças apresentem pé plano - Getty Images
Getty Images

Publicado em 16/04/2019, às 15h22 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h23 por Jennifer Detlinger, Editora de digital | Filha de Lucila e Paulo


Até os quatro primeiros anos de vida, é normal que as crianças apresentem pé plano (Foto: Getty Images)

Quando as crianças estão aprendendo a andar, muitas passam algum tempo andando na ponta dos pés. Isso acontece porque o bebê ainda não está acostumado com o movimento, mas conforme a caminhada é aperfeiçoada, ele começa a andar com os pés inteiros no chão. E até os quatro primeiros anos de vida, é normal que as crianças apresentem pé plano, conhecido como “pé chato”. Mas não precisa ter medo: segundo o ortopedista Thiago Righetto, essa situação é frequente e pode ser considerada uma das mais inocentes ao longo do crescimento da criança. 

O que é o pé chato?

O pé plano acontece quando a sola do pé é reta, fazendo com que a planta do pé encoste por completo sobre o chão. “A grande preocupação dos pais acontece porque nos primeiros meses de vida, toda criança aparenta ter o pé plano por causa do acúmulo de gordura que acaba escondendo a curvatura. Além disso, com os primeiros passos do bebê, os joelhos ficam mais afastados e deixam a deformidade mais evidente. Mas com o passar do tempo, a coordenação motora melhora, os joelhos começam a alinhar e a curvatura do pé vai surgindo”, explica Thiago.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, quando a criança nasce ainda não possui o arco plantar (aquela curvinha existente no pé). Mas a partir dos 2 anos, a formação do arco começa espontaneamente, pelo próprio crescimento da criança — este desenvolvimento pode ocorrer até os seis anos ou mais.

Fique de olho

O formato do pé influencia diretamente na pisada da criança, já que o arco do pé amortece a pressão ao andar, saltar e correr. Durante a infância, as crianças com pé plano podem desenvolver mais tendinoses depois de grandes esforços, além de desconforto nos tornozelos, joelhos e quadris, por exemplo. Por isso é importante acompanhar o desenho da sola do pé durante o crescimento do seu filho.

Quando a criança começa a dar os primeiros passinhos, é formada uma pequena curvatura no momento em que ela fica na ponta dos pés. Esse é um sinal de flexibilidade, muito importante para o desenvolvimento do arco no futuro.

Quando devo me preocupar?

O desenvolvimento dos membros inferiores do seu filho só deve ser motivo de preocupação caso ele sinta dores constantes ou tenha deformidades aparentes ou progressivas, como o arco de um pé ser visivelmente diferente do outro. Se você observar uma perda da curvatura dos pés, principalmente por volta dos 8 ou 9 anos, é importante levar seu filho para ser avaliado por um especialista em ortopedia pediátrica.

Como evitar?

De acordo com a Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, andar descalço ou na ponta dos pés, pular, caminhar na areia, na grama e no chão de terra batida ajudam a formar o arco do pé no bebê. O especialista também indica deixar a criança andar com um sapato de sola mais fina a maior parte do tempo possível e a prática esportiva como karatê, balé e ginástica olímpica.

Como tratar?

Em vez das botinhas e palmilhas, hoje é mais recomendado o acompanhamento por especialistas. Algumas vezes, o pé chato pode ser a manifestação de alguma doença ou patologia, por isso é importante levar seu filho ao pediatra ou ortopedista para saber a natureza do problema. O fator genético conta muito, portanto se um dos pais tem pé plano, provavelmente o da criança é fisiológico e não precisa de tratamento algum. A grande maioria não é causado por uma doença e pode levar somente a tendinoses, principalmente após os esforços.

Leia também:

Hora de engatinhar: você sabe como encorajar seu bebê?

Os primeiros passos do bebê: como estimular o engatinhar e o andar de forma tranquila

Primeiros passos: pais filmam bebê aprendendo a andar


Palavras-chave

Leia também

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Virginia mostra mochila que filha escolheu para escola - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Virginia compra mochila de quase R$ 1 mil para filha de 2 anos levar para escola

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!