Sintomas da depressão pós-parto podem durar até três anos depois do nascimento do bebê

Um estudo realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos analisou 5 mil voluntárias que foram diagnosticadas com a doença e constatou que um quarto das mães sofre com um quadro persistente

Resumo da Notícia

  • Um estudo publicado no portal Pediatrics no início de outubro mostra que os sintomas da depressão pós-parto podem durar até três anos em alguns casos
  • A pesquisa foi feita em 5 mil mulheres que receberam o diagnóstico da doença
  • Dessas, um quarto registrou altos níveis do problema anos após o nascimento dos filhos
 

Um estudo publicado no portal Pediatrics no início de outubro mostra que os sintomas da depressão pós-parto podem durar até três anos em alguns casos. Realizada pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, a pesquisa foi feita em 5 mil mulheres que receberam o diagnóstico da doença. Dessas, um quarto registrou altos níveis do problema anos após o nascimento dos filhos.

-Publicidade-

 

Os pesquisadores avaliaram o grau de sintomas de depressão nas mãos por meio de um questionário e coletaram a trajetória de cada uma das mulheres até o diagnóstico. Mesmo as voluntárias que não expressaram a doença de maneira significativa depois de tantos anos ainda sofriam com traços leves do problema.

-Publicidade-

Além disso, os cientistas relacionaram fatores que podem aumentar a chance das mães de desenvolverem sintomas elevados e persistentes. A diabetes gestacional, por exemplo, é uma das condições que pode levar a quadros mais graves de depressão pós-parto, assim como transtornos de humor.

Os resultados alertaram os pesquisadores sobre a necessidade de acompanhar as pacientes com sintomas de depressão por longo período de tempo. Os cientistas sugeriram que mães nessas condições continuem fazendo tratamento por pelo menos dois anos depois de dar à luz aos filhos.

A depressão pós-parto

Você precisa se cuidar! (Foto: Getty Images)

Segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz, feito em 2016, 25% das gestantes têm algum sintoma de depressão pós-parto, como irritabilidade, angústia, desânimo e desinteresse.

A depressão pós-parto costuma acontecer com mulheres logo depois do parto. É um momento que você pode sentir uma tristeza profunda que parece não ter explicação. Mas lembre-se: não é sua culpa! Causada por uma queda brusca de hormônios, natural nesse momento, ela também pode ser atrelada a fatores emocionais e estilo de vida.

Atualmente, um novo termo está sendo usado para indicar a depressão pós parto: depressão perinatal. Segundo Dr. Igor Padovesi, pai de Beatriz e Guilherme, ginecologista e obstetra do Hospital Albert Einstein, para a maioria das mulheres os sintomas já começam durante a gestação.

Sintomas

É normal se sentir triste ou perdida nos primeiros dias de vida com o bebê (até por que tudo é novo). Os sintomas podem estar presentes desde a gravidez até o primeiro ano de vida do bebê, não apenas nos primeiros meses, e podem significar uma depressão pós-parto. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 40% das mulheres no Brasil desenvolvem depressão pós-parto e 10% delas sofrem com o nível mais severo. Os sintomas são:

  • Instabilidade de humor
  • Pessimismo
  • Tristeza profunda
  • Culpa
  • Preocupação excessiva com o bebê
  • Ansiedade
  • Pânico
  • Desinteresse
  • Dificuldade de concentração e de tomar decisões
  • Dificuldade de realizar atividades cotidianas que antes eram normais
  • Medo

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-