Site para cadastro de vacinação é invadido por hackers em Cuiabá e polícia investiga

A prefeitura precisou paralisar o site até essa quinta-feira, 25 de março e as imunizações foram prejudicadas

Resumo da Notícia

  • No início da semana, houve uma instabilidade no cadastramento e o agendamento da vacinação em Cuiabá;
  • Após a apuração, a Prefeitura descobriu que eles estavam sendo atingidos por um suposto ataque hackers ao sistema;
  • O problema prejudicou a imunização de idosos.

No início da semana, houve uma instabilidade no cadastramento e o agendamento da vacinação em Cuiabá. Após a apuração, a Prefeitura descobriu que eles estavam sendo atingidos por um suposto ataque hackers ao sistema.

-Publicidade-

Em um dia foram notificados mais de 1,1 milhão de acessos do Brasil e do exterior. A média normal é de 17 mil acessos por dia. Além disso, o órgão acredita que uma Fake News tenha colaborado com o problema, visto que as notícias afirmavam que haveria uma ampliação da vacinação na capital.

Site de cadastramento para vacinas de Cuiabá é Hackeado (Foto: Freepik)

As informações ainda garantiam que pessoas com mais de 18 anos poderiam se vacinar – o que não se tratava de uma verdade. Ansiosas pela vacina, as pessoas movimentaram o site – que não estava preparado para essa quantidade de acessos.

-Publicidade-

Depois de tudo, a prefeitura precisou paralisar o site até esta quinta-feira, 25 de março – o que acabou afetando o processo de vacinação de idosos. Isso porque muitos dos agendamentos que haviam sido feitos foram perdidos ou refeitos.

Contudo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade ao G1,  mais de 50 mil pessoas foram imunizadas. E na última quarta-feira, 24 de março, mais de 1000 idosos com idades entre 75 e 79 anos foram contemplados com a imunização.