Soft skills: saiba o que são e os impactos positivos na educação de crianças

As habilidades almejadas em um bom profissional vão além dos conhecimentos básicos. É necessário inovar e atender às novas exigências

Resumo da Notícia

  • Educação é a base para a formação de um profissional qualificado, inteligente, com pensamento crítico e apto a enfrentar situações difíceis de forma eficiente ao longo da vida
  • Vivemos em tempos de constante mudança e adaptação
  • E é essencial ter inteligência emocional e outras habilidades fundamentais para enfrentar os desafios do século XXI

Educação é a base para a formação de um profissional qualificado, inteligente, com pensamento crítico e apto a enfrentar situações difíceis de forma eficiente ao longo da vida. Em tempos de constante mudança e adaptação, é essencial ter inteligência emocional e outras habilidades fundamentais para enfrentar os desafios do século XXI.

-Publicidade-

As soft skills são competências comportamentais relacionadas à personalidade de cada pessoa e a sua capacidade em lidar com as situações e com o outro. Essas habilidades estão sendo cada vez mais exigidas no ambiente profissional, uma vez que influenciam nas relações interpessoais, facilitando a comunicação e o trabalho em equipe.

As soft skills são fundamentais para o desenvolvimento do seu filho
As soft skills são fundamentais para o desenvolvimento do seu filho. (Foto: Divulgação/Kumon)

Mas o caminho para desenvolver essas competências não é fácil: exige muito esforço, dedicação e comprometimento. Quando essas habilidades são trabalhadas desde a infância, é mais provável que a criança se torne um adulto com soft skills.

5 soft skills importantes para o desenvolvimento do seu filho

Adquirir essas habilidades é um processo que exige esforço, mas que faz toda a diferença na vida adulta. Na infância, a criança aprende a exercer o foco em todas as atividades que desempenha, ganha facilidade para assimilar conteúdos novos e complexos, desenvolve autoconfiança para enfrentar todos os desafios, consegue organizar melhor seu tempo e passa a acreditar no próprio potencial.

1. Inteligência emocional

Capacidade de reconhecer as próprias emoções e aprender a lidar com elas e com as emoções do outro. Uma pessoa com essa habilidade consegue se comportar melhor e solucionar de maneira eficaz as dificuldades e os conflitos do dia a dia.

2. Proatividade e liderança

Habilidade de buscar por mudanças de maneira espontânea, fazendo com que as situações se tornem mais dinâmicas e os resultados aconteçam de forma rápida e eficiente. Liderança, motivação e encorajamento também são ótimas características quando o assunto é produtividade.

3. Resiliência

Capacidade de dominar as situações e se adaptar às mudanças. É uma habilidade essencial para lidar com situações de estresse ou pressão e será fundamental para o desenvolvimento do seu filho. Com ela, a criança já aprende, desde cedo, a superar adversidades e se portar diante delas.

4. Colaboração e bom trabalho em equipe

Saber trabalhar em grupo é uma qualidade muito importante e necessária. Colaborar com o outro é fundamental para o bom desempenho de toda a equipe, além de fortalecer vínculos de amizade, o que é essencial na infância.

5. Comunicação assertiva

Capacidade de trocar informações de forma que todos os envolvidos na conversa compreendam o assunto. Além disso, a comunicação não diz respeito a apenas falar, mas também a escutar atentamente e empaticamente aquilo que o outro tem a dizer. Assim diminuem as chances de conflitos.

Como incentivar o seu filho a desenvolver soft skills?

Os pais podem incentivar os filhos dentro de casa criando situações do dia a dia em que as crianças possam exercer as competências, como trabalho em equipe, proatividade, e entre outros. E o ambiente escolar é um grande aliado no ensino dessas competências.

Além de potencializar a formação integral de crianças com material didático exclusivo, o Kumon traz um método de estudo autoinstrutivo e individualizado que ajuda alunos, com e sem dificuldades, a se destacar na escola, na profissão e na vida.

O método Kumon ajuda o seu filho a desenvolver soft skills
O método Kumon ajuda o seu filho a desenvolver soft skills. (Foto: Divulgação/Kumon)

Matemática, Português, Inglês, Japonês e mais! Por meio do método Kumon, os alunos são incentivados a estudar de maneira autodidata, ou seja, assimilando sozinhos conteúdos desconhecidos e novos. Assim, a criança se torna mais confiante e mais ativa,passando a ter iniciativa para buscar conhecimento além do que lhe é proposto. Raciocínio lógico, concentração, autoconfiança e habilidades acadêmicas como cálculo, leitura e interpretação de textos são desenvolvidos pelo método.

Mas como isso funciona? É simples: ao acertar os exercícios da escola nos quais tem dificuldade, a criança passa a simpatizar com a disciplina e, consequentemente, vai conquistando o sentimento de autoconfiança e autoestima.

Desenvolver competências que vão além do conhecimento teórico na infância é uma forma de preparar as crianças para o mundo moderno. Além de ser uma exigência no âmbito profissional, as softs skills são fundamentais para a vida e são essenciais para o futuro do seu filho.