Sono ruim na infância pode causar transtornos psiquiátricos na adolescência, diz estudo

Na pesquisa realizada pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, a ausência de uma boa noite de sono sugere diversos fatores à longo prazo, que afetam a saúde

Resumo da Notícia

  • Uma pesquisa mostrou como o sono ruim na infância pode afetar a saúde no futuro
  • Os dados de 7 mil adolescentes foram analisados
  • O estudo foi feito pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra
  • Outra pesquisa, feita pelo Murdoch Children's Research Institute, também sugere o mesmo problema

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que a ausência de uma boa noite de sono na infância pode afetar o crescimento, além de sugerir problemas na saúde mental na adolescência. Alguns dos fatores que impedem isso pode ser a falta de um horário para dormir, além do uso de aparelhos eletrônicos até tarde.

-Publicidade-
Veja como o sono pode influenciar na saúde do seu filho (Foto: reprodução Pinterest / Parents)

A partir dos dados de sete mil adolescentes, o estudo sugeriu que a relação do sono na infância pode estar ligado aos transtornos psiquiátricos na adolescência. Os estudiosos notaram ainda a ocorrência de surtos psicóticos em crianças de 12 e 13 anos, que tem a possibilidade de estar ligado aos hábitos irregulares do sono.

Nos que tinham o costume de dormir mais tarde, também foi apresentado o transtorno de bordeline, um distúrbio que pode ser definido pela instabilidade de comportamento e humor. Com os resultados, outra descoberta foi a depressão, geralmente aos dez anos de idade. O estudo levou em conta ainda que outros fatores podem ser ligados aos transtornos como, por exemplo, problemas familiares e abuso infantil.

-Publicidade-

Em outro estudo, feito pelo Murdoch Children’s Research Institute, em Melbourne, na Austrália, também existe a hipótese do sono afetar a saúde mental de crianças e adolescentes. A partir da baixa qualidade do sono na infância, especialmente em bebês, a ansiedade pode ser desenvolvida precocemente.

Uma noite de sono ruim pode trazer problemas à longo prazo (Foto: Getty Images)

Letícia Soster, neuropediatra do Hospital Israelita Albert Einstein, reforça: “É importante que os pais prestem atenção no sono das crianças, pois transtornos psiquiátricos podem ter apresentações precoces, particularmente durante o sono. A infância é fase fundamental para o desenvolvimento cognitivo”.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-