Soro com anticorpos de cavalo pode neutralizar coronavírus, dizem cientistas brasileiros

Os pesquisadores criaram a alternativa que chega a ser até 50 vezes mais potente do que os anticorpos produzidos no plasma sanguíneo de pacientes que já tiveram contato com a doença

Resumo da Notícia

  • A pesquisa será apresentada nesta quinta-feira, 13 de agosto
  • O soro pode ser até 50 vezes mais potente do que os anticorpos produzidos pelo plasma sanguíneo de pacientes contaminados
  • O estudo começou a ser realizado em maio
  • Os anticorpos são de cavalos

Um grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu um soro com anticorpos neutralizantes 50 vezes mais potente contra o novo coronavírus. A alternativa chega a ser mais forte do que os que são produzidos no plasma sanguíneo de pessoas que já tiveram contato com a doença, segundo os cientistas.

-Publicidade-
O tratamento pode ser até 50 vezes mais potente (Foto: Getty Images)

Os resultados se mostraram bastante promissores e os pesquisadores o consideram “excelente”, de acordo com o Estadão. O produto pode ser mais uma alternativa na luta contra a doença e no momento, os cientistas aguardam a autorização da Anvisa para dar início ao teste em humanos.

O plasma de pessoas que tiveram coronavírus ainda está sendo utilizado como forma de tratamento, pois é uma maneira de oferecer aos pacientes anticorpos extras. A diferença para o novo soro é que ele é produzido em cavalos, tornando o resultado mais potente. Depois do processo, os anticorpos são purificados e injetados em humanos.

-Publicidade-

Para os testes, que começaram em maio no Instituto Vital Brazil (IVB), cinco cavalos receberam a proteína S recombinante do vírus, produzida na Coppe/UFRJ. Cerca de 70 dias depois, o plasma de quatro animais tiveram o resultado de 20 a 50 vezes mais forte contra o coronavírus. O outro cavalo também apresentou anticorpos, porém em menor quantidade. Nesta quinta-feira, 13 de agosto, a pesquisa será publicada na sessão científica da Academia Nacional de Medicina (ANM).

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-