“Soul” causa revolta em Portugal após personagens negros serem dublados por brancos
A escolha do elenco que dará voz à animação em terras lusitanas rendeu várias críticas na internet
Resumo da Notícia
- “Soul” acaba de se envolver em uma polêmica em Portugal
- A produção foi acusada de racismo ao escolher atores brancos para realizar a dublagem dos personagens
- O filme é o primeiro da marca a ter um protagonista negro, o professor Joe Gardner
“Soul” mal estreou nas telas e já vem dando o que falar! Além dos elogios dos fãs, o longa acaba de se envolver em uma polêmica em Portugal, onde a produção foi acusada de racismo ao escolher atores brancos para realizar a dublagem dos personagens. O motivo da revolta é simples: o filme é o primeiro da marca a ter um protagonista negro, o professor Joe Gardner.
Na versão original, o estúdio escolheu grandes nomes de Hollywood para dar voz ao enredo, preservando a identidade afro-mericana. Entre eles. Jamie Foxx, Daveed Diggs, Angela Basset e etc. A mesma linha de pensamento foi mantida por outros países, assim como no Brasil, onde o intérprete de Joe Gardner foi Jorge Lucas.
Já em terras lusitanas, a escolha do elenco de dublagem foi dominada por atores brancos, o que logo causou uma grande repercussão na internet. O caso chegou a ser comentado pelo próprio dublador, Jorge Mourato, que admitiu o erro da produção durante o programa “Na Casa do Unas”. “Depois do que eu sei hoje, provavelmente daria oportunidade a outras pessoas, neste caso a colegas meus negros”, disse ele.
O ator ainda completou e admitiu que só irá aceitar o papel caso nenhum dublador negro aceite a proprosta. Mourato também disse que “desconhecia” a importância da trama para a cultura afrodescendente.
A Disney se pronunciou sobre o caso e divulgou uma nota para a revista portuguesa Sábado: “Esforçamo-nos para ser inclusivos nos nossos castings, contudo reconhecemos que há trabalho a fazer e estamos comprometidos em diversificar os talentos nas nossas dublagens, independentemente da geografia onde atuamos”.