Família

Surpresa! Mulher vai fazer cocô e descobre gravidez: “Vi dois pés saindo”

Bebê já no hospital após o parto ter acontecido em casa - Reprodução/DailyMail
Reprodução/DailyMail

Publicado em 21/07/2022, às 16h50 por Redação Pais&Filhos


Uma mulher de 22 anos, na Inglaterra, descobriu que estava grávida já no momento em que entrou em trabalho de parto, no banheiro na casa dos pais. Lucy Jones tomava anticoncepcional e durante os doze meses de gestação continuou menstruando regularmente. Além disso, não existiram transformações no corpo dela, o que fez com que a gravidez realmente passasse despercebida.

Lucy Jones trabalha atualmente como comissária de bordo e, durante o momento em que vivenciava a gestação silenciosa, estava prestando um processo para se qualificar no emprego. Para isso, precisou realizar dois testes de gravidez, e ambos deram negativo.

Bebê já no hospital após o parto ter acontecido em casa
Bebê já no hospital após o parto ter acontecido em casa (Foto: Reprodução/DailyMail)

Entretanto, em março de 2022, ela começou a sentir dores na barriga e nas costas, e imaginou que se tratava de sensações comuns do período menstrual dela, que estava próximo. No dia seguinte, as dores continuaram e ela afirma que sentiu o estômago revirar. No banheiro da casa dos pais, ela ouviu um barulho no próprio corpo, e quando olhou para baixo, viu dois pés saindo.

Depois que o parto aconteceu, em casa e sozinha, Lucy Jones ligou para os pais contando a notícia. Eles rapidamente chegaram e ligaram para uma ambulância. A mãe e o bebê foram levadas para o hospital, e rapidamente a novidade se espalhou, deixando todos sem acreditar na situação. Lucy Jones garante que está feliz com a filha e que não mudaria nada na história das duas. Ela, atualmente, busca conscientizar outras pessoas acerca de gestações silenciosas, após a experiência vivida.

Apesar de ser bastante raro e incomum, é possível estar grávida e nem perceber. Isso acontece por causa da gravidezsilenciosa, um quadro em que a mãe só nota a gestação por volta do terceirotrimestre, ou ainda no momento do parto.

Os fatores podem ser diversos e até mesmo trazer riscos para a mãe e o bebê. Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com a Dra. Aline Ambrosio, que é ginecologista, obstetra e terapeuta sexual. Entenda como a gravidez silenciosa pode acontecer e no que você precisa ficar de olho.

É possível engravidar e não ter nenhum sintoma?

Sim, é possível. A gravidez silenciosa pode acontecer tanto pela falta de percepção da própria mãe, como por causas psicológicasou físicas, segundo a especialista. “Alguns quadros psiquiátricos, nos quais a percepção do corpo ou da realidade estão alterados, as mulheres não questionam o atraso menstrual e sintomas suspeitos de gravidez ou nem os notam”.

A gravidez silenciosa é rara e pode causar riscos por não propor um pré-natal adequado (Foto: Getty Images)

Quais as chances de ter uma gravidez silenciosa?

Até o momento, não existem estudos que comprovem a frequência desta estatística na população geral. Mas, pode-se dizer que é um fenômeno bastante raro e incomum, pois quase todas as mulheres tem o aumento de barriga, mesmo que ela seja menor.

Por que a barriga não aparece na gravidez silenciosa?

Algumas condições podem acabar alterando o crescimento da barriga, ou ainda atrasá-la. Nas mulheres com obesidade, por exemplo, a distensão da parede abdominal causada pelo crescimento do útero não é evidente. Além disso, a obesidade também é uma causa da síndrome dos ovários policísticos, que provocam o atraso menstrual. “Nesta condição, há também uma menor percepção da movimentação fetal, já que o útero fica mais longe da pele. Nas obstipadas crônicas, que também tem um volume abdominal maior, a percepção da gestação pode ficar alterada”.

Já nas mulheres que realizaram cirurgias plásticas, como a dermolipectomia ou abdominoplastia, e nas esportistas com forte parede muscular, o crescimento da barriga pode ser retardado, justamente pela resistência dos músculos. Mas, calma, isso não afeta o desenvolvimento do bebê! “Nas atletas profissionais, é comum haver o bloqueio das menstruações também, sendo mais um fator em que confunde-se ritmo menstrual habitual delas e gravidez”, explica a médica.

É possível continuar menstruando e estar grávida?

No primeiro trimestre da gravidez, os sangramentos vaginais podem acontecer, mas eles são de menor intensidade do que a menstruação. “No primeiro trimestre, está se formando a futura placenta, e sangramentosdecorrentes de sua implantação são frequentes, além do sangramento presente no implante do ovo. Além disto, para evitar que ela assuma uma posição baixa, sobre ou perto do colo uterino no final da gravidez, áreas posicionadas mais baixas nos primeiros meses descolam daí, para subirem com o avançar da gestação, já que este colo precisará dilatar para o bebê passar”, comenta a Dra. Ana.

Vale lembrar ainda que após o primeiro trimestre, os sangramentos do colo uterino, descolamentos da placenta e corrimentos irritativos da vagina também podem causar confusões com a menstruação. Dessa maneira, a gravidez pode acabar passando despercebida.


Leia também

Bruna Biancardi e Mavie - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"

Junior conta sobre intimidade após paternidade - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício conta projeto profissional: "Sai do meu bolso" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Ele cresceu! 🥰

Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família

Influenciadora morre aos 19 anos por conta de transplante - Reprodução/ Instagram

Luto

Influenciadora digital morre aos 19 anos por conta de transplante no fígado

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”

Thais Fersoza e filhos - Reprodução / Instagram

Criança

Sandra Annenberg faz linda homenagem e posta foto rara ao lado da neta

Andréa Mota - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!