Tapetes interativos: entenda a importância para o desenvolvimento do seu filho

Muskinha lança nova coleção seguindo o método montessori, que incentiva a imaginação das crianças e estimula o brincar, além de fazer parte da decoração

Resumo da Notícia

  • Segundo Tatiane, psicóloga, um ambiente criativo e livre para brincadeiras estimula o desenvolvimento e criatividade do seu filho
  • Tapetes interativos podem ajudar nessa missão, além de serem lindos para a decoração do quarto dos pequenos
  • Muskinha lança coleção de tapetes interativos para crianças inspirado no método Montessori

Uma das partes mais gostosas de preparar a chegada do bebê é fazer a decoração do quarto, e os tapetes, além de lindos, podem ser funcionais e colaborarem em relação ao desenvolvimento do seu filho. Esse é o objetivo da Muskinha, que acaba de lançar coleção de tapetes interativos inspirados no método Montessori. O lançamento vem em quatro linhas com estampas inspiradas nos elementos e formas da natureza, permitindo a criança a soltar a imaginação e brincar à vontade no chão.

-Publicidade-
Muskinha lança coleção de tapetes interativos para crianças, inspirados no método Montessori (Foto: Divulgação)

É importante que a criança tenha um espaço dedicado à hora de brincar e que se sinta livre para imaginar e criar. Então, visando isso, Amanda Chatah, uma das criadoras da marca, desenvolveu junto da designer Maria Pessoa quatro linhas de tapetes interativos: Play, Rainbow, Botânico e Elements. Os tapetes são vinílicos, de algodão 100% orgânico ou de algodão sintético, e podem ser lavados em máquinas de lavar comuns.

Na linha Play, as crianças podem passear pelas águas do Pantanal por meio de uma miniatura de canoa em madeira ou para as famílias que preferem passear pela cidade, a marca desenvolveu uma ilustração com um parque, uma praça e um campo de esportes, que podem ser percorridos por meio de um carrinho. Os dois modelos ainda vêm com miniaturas de casas e uma ponte para montar, que possibilitam as crianças dar asas à imaginação.

Na coleção Rainbow as estampas são inspiradas no arco-íris, e um deles tem ilustração de pingos de chuva em uma base listrada. A linha botânica traz formas e texturas da natureza para dentro de casa, com estampas florais. As peças podem ser encontradas no site da Muskinha.

O que é o método montessoriano

Criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, o método Montessori dá prioridade para a busca direta e pessoal do aprendizado.  Segundo ela, o quarto deve ser estruturado de acordo com o olhar da criança e não do adulto. Os móveis precisam ter uma altura baixa, para que os objetos fiquem acessíveis e para que a criança tenha acesso, sem precisar da ajuda de um adulto para explorar o local com segurança.

E é aí que entra a brincadeira, já que com um espaço estimulante e lúdico, a criança tende a soltar ainda mais a imaginação. “Lembrando que o brincar não depende do brinquedo como produto, isso será somente um recurso do universo lúdico do brincar. Para poder se desenvolver, a criança precisa do brincar para constituir-se subjetivamente. Neste espaço e ambiente, ela pode ser quem ela quiser, e deveríamos tratar a importância do brincar como algo sério para o desenvolvimento das crianças, e por que não do adulto?”, explica e questiona Tatiane de Sá Manduca, mãe de Mateus, psicóloga e escritora.

A importância do brincar

Segundo a especialista, a brincadeira é a prova evidente e constante que a criança tem para poder vivenciar a realidade interna a partir do ambiente onde vive. Ou seja, colocar em prática o que se tem na imaginação. Então, é inegável a importância de um espaço dedicado ao brincar, que promova a criatividade e permita que seu filho se sinta à vontade para se soltar. Ao deixá-lo brincar em tapetes, mais à vontade, você está a ajudando em seu desenvolvimento e a se aproximar da família também.

O brincar é importante no desenvolvimento da criança (Foto: ShutterStock)

De acordo com a psicóloga, a criança precisa de uma correspondente lúdica – a pessoa que “guia” a brincadeira, e pode ser a mãe, o pai ou um responsável. E é por meio da brincadeira também que vocês aproveitam para reforçar o vínculo, tornando o momento muito mais divertida e especial para ambos. “A criança adquire experiência brincando, essa é uma parcela importante da vida: esse esse espaço e essa fantasia que ela cria a partir da brincadeira, da interação, do vínculo com a mãe”, completa.

Tatiane ainda reforça que é importante lembrar que é por meio da brincadeira que a criança se comunica também. “Nós, adultos, podemos ampliar o âmbito das experiências oferecendo à ela materiais ou ideias, mas nunca em excesso”, finaliza a psicóloga.