Família

Telemedicina: o que é e como funciona na prática para ajudar a sua família?

Com a telemedicina, os profissionais conseguem atender os pacientes sem que precisem sair de casa - Getty Images
Getty Images

Publicado em 04/05/2020, às 16h31 - Atualizado em 05/05/2020, às 07h29 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Com a telemedicina, os profissionais conseguem atender os pacientes sem que precisem sair de casa (Foto: Getty Images)

Com a pandemia do coronavírus, a tecnologia ganhou ainda mais espaço no cotidiano das pessoas ao redor do mundo. Seja para fazer uma ligação para matar a saudade ou permitir a troca de informações e dados sobre a doença, se mostrou uma ferramenta ainda mais importante. Por isso, ela também ganhou espaço em uma área de destaque no contexto atual: a ciência. A telemedicina vem fazendo parte de manchetes e ajudando muitos pacientes infectados ou não pelo vírus sem a necessidade de saírem de casa

A técnica foi autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e regulamentada pelo Ministério da Saúde, de forma excepcional, durante a pandemia de covid-19, permitindo que médicos possam realizar o atendimento pré-clínico, consultas, diagnósticos e monitoramento dos pacientes, mesmo que distantes fisicamente. Dessa forma, os especialistas podem indicar receitas e atestados de forma virtual. Mas os médicos atuantes deverão ter um Certificado Digital para garantir a autenticidade e segurança das informações ali transmitidas. 

Telemedicina na prática

Mas como a telemedicina funciona na prática? Layla Almeida, infectologista e coordenadora médica da plataforma de telemedicina Conexa Saúde, filha de Martha Cristina e Antonio José, esclarece que o método diz respeito a entrega e oferta de saúde intermediada por meios de telecomunicação: “A telemedicina tem acontecido através de teleconferência e ferramentas adequadas, nas quais o profissional de saúde é capaz de atender o paciente adequando às expectativas e demandas de seus atendidos”. 

É preciso usar ferramentas adequadas para oferecer a telemedicina (Foto: reprodução / Getty Images)

A estratégia tem se mostrado eficiente, uma vez que a pandemia tem exigido o isolamento social. “Ela permite o bloqueio de contágio, mantendo o achatamento da curva epidemiológica”, justifica. Segundo Layla, não é de hoje que os profissionais utilizam meios da telemedicina, como as mensagens ou áudios de WhatsApp e acrescenta: “O profissional de saúde sempre deve ter em mente o uso de plataformas adequadas, que tenham um prontuário eletrônico, que sejam certificadas para mandar prescrições eletrônicas. Assim, tanto o médico quanto o paciente tem uma maior conformidade quanto ao sigilo profissional, intrínseco a necessidade desse atendimento”.

Resultados no combate ao coronavírus

Assim, afirma que é fundamental que os médicos nesse tipo de atendimento sempre tenham em mente as normas regulatórias do CFM, as leis federais e leis de segurança de informação. “A pandemia do covid-19 é algo extremamente novo, tem em média quatro meses de evolução mundial. Logo, não há tempo hábil para se construir nenhum artigo científico que mostre de forma corroborada o impacto da telemedicina de forma estruturada”, pontua. 

Mas vale ressaltar que o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), logo no início da doença, antes de se tornar pandemia, disse expressamente que a telemedicina é uma das ferramentas a serem utilizadas pelo sistema de saúde para controlar a situação. Não à toa, um estudo feito pela consultoria americana Brain & Company concluiu que o setor está entre os que mais cresceu durante o período. Layla finaliza: “A telemedicina é mais uma ferramenta complementar e vem a somar com inovação diante de um sistema que é caro e precisa de novas frentes para que cresça de maneira sustentável e benéfica para todas as pontas”. 

A técnica está sendo utilizada no Brasil e no mundo (Foto: Getty Images)

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Sabrina Sato compartilha momentos da viagem para Paris com Zoe, Nicolas Prattes e família do ator - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato se declara para Nicolas Prattes após Duda Nagle anunciar separação

Lima Duarte faz primeira publicação depois de dar a notícia de falecimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lima Duarte aparece pela primeira vez após morte da filha: "Ter fé"

Lima Duarte posa com filhas, neta e bisneta e faz homenagem no Instagram - Reprodução/ Instagram/ @limaduarte

Família

Lima Duarte compartilha foto com mulheres da família: “Damas de minha vida”