Ter um animal de estimação diminui o estresse e ajuda na saúde mental das crianças nas aulas online

O estudo inédito realizado pela Mars Petcare aponta quais são os benefícios do convívio com os animais para crianças

Resumo da Notícia

  • Ter animais de estimação em casa pode trazer benefícios para toda a família!
  • Em meio ao estresse da pandemia, os pets podem trazer mais alegria para os lares
  • Um estudo feito pela Mars Petcare mostra que animais podem estimular a aprendizagem da criança

A relação das famílias com os animais de estimação é antiga! E com o passar dos anos, observamos cada vez mais benefícios em ter um pet dentro de casa. Eles são muito mais que companhias e ocupam um espaço importante na família. Pensando nisso, a Mars Petcare realizou uma pesquisa para entender como a convivência com os bichos influencia a vida das crianças durante a pandemia.

-Publicidade-

Adoção de animais aumenta na pandemia

O isolamento social trouxe muitas mudanças que afetaram a saúde mental e a convivência das crianças com a família. Foi inevitável: a chegada das aulas online e a necessidade de uma nova rotina, fez com que as crianças tivessem menos interação e socialização com os colegas na escola.

Além de quebrarem a cabeça para pensar em brincadeiras diferentes, desenhar, cozinhar e assistir filmes, muitos pais viram que a interação com os pets era uma grande aliada. Afinal, com a diversão e a companhia de um animal em casa, as crianças se sentiriam mais felizes por ter um melhor amigo.

Pets reduzem o estresse das crianças

Para mapear e identificar os reais benefícios de ter animais convivendo com as crianças durante o período de isolamento, a Mars Petcare realizou uma pesquisa inédita, que revelou que os pets reduzem o estresse das crianças durante a aprendizagem virtual e aumentam os níveis de energia e motivação.

Pets reduzem o stress das crianças
Pets reduzem o estress das crianças (Foto: Getty Images)

Mesmo com a chegada do cenário híbrido, a gente sabe que é difícil manter as crianças focadas, principalmente em um ambiente que mistura o lar, home office e a educação. “Os pets têm ocupado um papel cada vez mais importante dentro das famílias, e a pandemia intensificou a relação entre os tutores, principalmente pelas mudanças de hábitos que afetaram grande parte da população, incluindo as crianças”, explica Sheila Guebara, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Petcare.

Benefícios de conviver com pets para aprendizagem

A empresa conversou com professores para entender o comportamento das crianças e também apurou como os pais analisam os impactos positivos que a interação humano-animal teve nos filhos durante o isolamento.

Feita virtualmente, a pesquisa buscou pais e professores que dão aula no Brasil para crianças entre 5 e 17 anos. Os dados mostraram que 79% dos professores notaram que seus alunos se sentem menos estressados na sala de aula virtual quando seu animal de estimação está por perto. Os professores entrevistados também acham que as crianças se envolvem mais nas aulas quando seu pet está junto e acham mais fácil se concentrar nos trabalhos escolares.

Conviver com animais pode estimular a aprendizagem
Conviver com animais pode estimular a aprendizagem (Foto: Getty Images)

A pesquisa ainda traz outro alívio para os pais que lutam diariamente para que os filhos se concentrem e gostem dos estudos online. Isso porque mais de 80% dos professores perceberam que passar o tempo com um animal de estimação aumenta os níveis de energia da criança e a motivação na sala de aula virtual.

Os docentes ainda entenderam que os animais ajudam a criar um ambiente virtual descontraído e os diálogos se tornam mais naturais – e essa troca de experiências cria laços essenciais para o desenvolvimento do aluno, por que impactam positivamente no bem-estar emocional.

Em um questionário da pesquisa direcionado aos pais, fica claro ainda que os benefícios são mútuos. Os dados mostraram que 77% dos responsáveis disseram que o filho fica mais motivado quando seu animal de estimação está por perto durante o dia e 88% dos pais concordam que o animal de estimação ajuda o filho a se sentir menos sozinho. E a recíproca é verdadeira, porque 76% deles acreditam que o pet ficou mais calmo ao passar mais tempo com as crianças.

Os animais de estimação contribuem para o desenvolvimento da criança
Os animais de estimação contribuem para o desenvolvimento da criança (Foto: Getty Images)

Ter animais em casa é tudo!

Além de serem companheiros leais, para todas as horas, os animais de estimação também podem diminuir o estresse, melhorar a saúde cardíaca e até mesmo ajudar as crianças em outras habilidades emocionais e sociais.