Família

Ter um cachorro estimula o “hormônio do amor”

A substância também está presente na relação de afeto entre mãe e filho

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

young-girl-kissing-her-good-friend-dog-picture-id678352982

(Foto: iStock)

Sabia que ter um cachorro pode te preparar para ser mãe? Isso porque o vínculo que existe entre o cachorro e seu dono estimula a ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”. É o que mostra o estudo realizado pela universidade Azabu, do Japão.

Esse hormônio é o mesmo que estabelece as nossas relações paternais, maternais, sociais e de confiança. “Segundo a pesquisa, no contato há um aumento deste hormônio. O que faz com que os donos e seus cães tenham uma sintonia maior e empatia também”, explica a psicóloga Livia Marques, mãe de Maria e Miguel.

Para realizar a pesquisa, colocaram cachorros e seus donos em um quarto para interagir durante 30 minutos. Logo após, analisaram os níveis de ocitocina em ambos e descobriram que estavam elevados. No segundo teste, passaram o hormônio no fucinho dos cães e os colocaram em um quarto com as pessoas que eles estavam acostumados a conviver e desconhecidos. Então, os cachorros passaram a maior parte do tempo olhando seus donos, o que fez com que os níveis do “hormônio do amor” dos humanos aumentassem também.

“São bem parecidos os comportamentos. Há cumplicidade e preocupação dos donos que se sentem responsáveis de verdade pelo animal”, diz a psicóloga. Se vai ou não ter alguma diferença no tratamento dos cachorros e crianças depende muito de cada um. “Alguns casais tratam seus animais como se fossem filhos de verdade. Outros não. O que se sabe é que é possível termos um amor tão maternal/paternal por nossos animais, pois eles também precisam de carinho e amor”, finalizou.

Leia também:

Parceiros de crime (e fofura): cachorro ajuda bebê a assaltar a geladeira

Fotos fofas de bebê com cachorros fazem sucesso na internet

Melhores amigos mesmo! Menina é salva de afogamento por cachorro

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não