Terceiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil

O homem infectado tem 51 anos e chegou de viagem de Portugal

Resumo da Notícia

  • Mais um caso de varíola dos macacos foi confirmado no Brasil
  • O paciente é do Rio Grande do Sul e chegou de viagem de Portugal
  • O quadro é estável e ele está sendo monitorado pela Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e pelo Ministério da Saúde

O terceiro caso de varíola foi confirmado no Rio Grande do Sul. Segundo informações do portal G1, a pessoa infectada é um homem, de 51 anos, que mora em Portugal e veio visitar seu país de origem. A informação foi confirmada, há pouco, neste domingo, dia 12 de junho, pelo Ministério da Saúde. O resultado foi confirmado após um exame de RT-PCR feito pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo.

-Publicidade-
Um dos principais sintomas do vírus é a erupção cutânea
Um dos principais sintomas do vírus é a erupção cutânea (Foto: Reprodução/ Domínio público via Wikipedia)

A Secretaria de Estado do Rio Grande do Sul informa que o paciente está em isolamento domiciliar, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado desde o dia 27 de maio, junto com seus contatos. Ele informou a secretaria que desconhece contato com pessoas em Portugal que sejam confirmadas ou suspeitas para a doença varíola do macaco.

De acordo com o Ministério da Saúde todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).