Thaeme mostra filha de 3 anos usando óculos de grau e fala sobre medo: “Gatilho da infância”

Thaeme conversou com os seguidores no Instagram, contando que a filha de 3 anos dela está usando óculos de grau e também os gatilhos que isso causa nela

Resumo da Notícia

  • Thaeme desabafou no Instagram
  • Ela contou que a filha mais velha começou a usar óculos de grau
  • A cantora relembrou gatilhos da infância

A cantora Thaeme, que faz dupla sertaneja com Thiago, contou no Instagram um momento importante da filha mais velha. Liz, de três anos, começou a usar óculos! Thaeme desabafou na rede social sobre o processo de adaptação da filha e contou que o início dessa rotina despertou alguns gatilhos. Ela também é mãe de Ivy, de 7 meses.

-Publicidade-

A cantora disse que colocou o óculos em diversas bonecas e que sempre elogia Liz ao estar com o acessório! Internautas deram a dica de colar um adesivo que a criança goste na lateral do óculos. “Minha princesa! A mamãe até se emocionou ao te ver de óculos agora. Gatilho da minha infância”, desabafou Thaeme. De acordo com ela, aos 6 anos de idade ela usou um tampão em um dos olhos para tratar a miopia, e confessa que sofreu bullying na escola. Ela disse que foi um período muito difícil, em que ela nem queria ir para as aulas.

Thaeme e Liz (Foto: reprodução/ @yellowestudio)

Ela disse que sempre teve muito apoio do oftalmologista dela, que a acompanha até hoje. Segundo Thaeme, ela usou lentes de contato quando era muito novinha, para evitar comentários maldosos, e anos depois, o oftalmologista de confiança da cantora fez a cirurgia de correção da miopia.

“Vendo a Liz usando óculos me deu esse gatilho, me voltou a infância dos meninos gritando e  tudo mais. Fiquei muito emocionada. Mas eu tenho certeza que hoje em dia isso não vai mais acontecer. Eu tenho certeza absoluta disso”, disse Thaeme. Ela afirmou que acredita que as crianças estejam mais acostumadas a ver outras pessoas usando óculos:  “Acredito que as crianças estão mais preparadas psicologicamente e mais educadas para não cometerem bullying.”

Thaeme mostra filha de 3 anos usando óculos de grau e relembra: "Gatilho da minha infância"
Thaeme mostra filha de 3 anos usando óculos de grau e relembra: “Gatilho da minha infância” (Foto: Reprodução Instagram)

Desde quando a criança pode começar a usar óculos?

Segundo a oftalmopediatra, assim que um problema ocular é identificado pelo médico especialista já é possível fazer um tratamento com o óculos de grau. “É possível usar óculos desde bebê. Quando há a necessidade, existem armações adaptadas para os bebês e podemos prescrever desde pequenos, com meses de vida”.

Como fazer a criança usar óculos

Se seu filho apresenta alguma dificuldade para usar óculos no dia a dia, Bruna Ducca dá a dica de inserir a criança no processo de escolha da armação, por exemplo, ou ainda ter uma conversa para orientar o quão importante aquilo é. Além disso, se alguém da família já usa o acessório, ela pode se sentir incentivada a usar também!

Mas, felizmente a oftalmologista diz que a criança dificilmente tem algum tipo de resistência, pois acaba se adaptando à situação. “Geralmente nós não temos problemas, pois as crianças se adaptam muito fácil ao uso dos óculos e os bebês também. Se a visão está embaçada, ou deixando-a desconfortável porque é necessário um esforço para focar, ela costuma gostar dos óculos”.

Todos os problemas de visão podem ser corrigidos usando óculos?

Apesar de nem todos os problemas serem corrigidos com o uso de óculos, a grande maioria é. “É superimportante levarmos a criança ainda quando pequena ao oftalmopediatra, pois o desenvolvimento visual acontece até os sete/oito anos. Após esse período, a visão para de se desenvolver e toda perda que houver até essa idade, não é possível recuperar”. Por isso, quando o tratamento começa cedo, maiores são as chances de sucesso.

Pensando nas situações que não são tratáveis a partir do uso de óculos, é importante ficar de olho em: doenças hereditárias da retina no fundo do olho, glaucoma congênito, estrabismos em que não é possível corrigir com o uso de óculos, e catarata.