Timelapse: nova ferramenta do Google Earth mostra 4 décadas de mudanças no meio ambiente

Criada com dados fornecidos por duas agências espaciais, a NASA, dos Estados Unidos, e a ESA, da Europa, a novidade do Google Earth, Timelapse, reúne imagens captadas entre 1984 e 2020 e permite comparar ano a ano as mudanças ambientais do Planeta

Resumo da Notícia

  • Na última quinta-feira, 15, o Google Earth lançou um recurso chamado Timelapse
  • Ele permite comparar a mesma área do planeta em momentos diferentes e reúne imagens de vários satélites em um intervalo de 40 anos
  • É possível ver como o meio ambiente mudou com as intervenções do homem e é uma ótima oportunidade de ensinar para crianças a importância de ter hábitos mais sustentáveis

Na última quinta-feira, 15 de abril, o Google Earth lançou um recurso que permite comparar a mesma área do planeta em momentos diferentes. Chamado de “Timelapse“, essa mais recente função mostra como um local mudou ao longo dos anos e das ações exploratórias do homem.

-Publicidade-

O timelapse reúne cerca de 24 milhões de imagens capturadas por vários satélites ao longo de 4 décadas. É possível comparar a diferença entre os anos de 1984 e 2020. Essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com a NASA, Estados Unidos, e com a ESA, Europa, duas agências espaciais que forneceram diversos dados para que fosse possível fazer as comparações.

O novo recurso do Google Earth permite que as pessoas praticamente viagem no tempo. Elas podem ver, em imagens 3D, os efeitos do aquecimento global e desastres naturais (ou os que foram causados pelo homem, como Brumadinho), o avanço da construção de cidades e de unidas hidrelétricas e muito mais:

  • Desmatamento da Amazônia
  • Derretimento de geleiras
  • Fenômenos naturais
  • Construção de estradas, pontes e aeroportos
O novo recurso Timelapse do Google Earth permite comparar áreas do mundo em um intervalo de 40 anos (Foto: reprodução/Nasa)

O Timelapse pode funcionar, inclusive, como uma maneira das famílias conscientizarem seus filhos sobre o que está acontecendo com o mundo e a importância de preservar o meio ambiente e criar novos hábitos que sejam mais sustentáveis para que o futuro seja melhor. Veja algumas dicas de como falar sobre o assunto em casa.

De acordo com o Google, foram necessárias mais de 2 milhões de horas para processar todas as imagens capturadas ao longo desses 40 anos. Para acessar o Timelapse e viajar pelo mundo e pelo tempo, clique aqui.