Família

Tipos de pele do recém-nascido: saiba como identificar a do seu filho e cuidar da forma certa

Conheça os tipos de pele dos bebês - Getty Images
Getty Images
Granado

Publicado em 02/12/2021, às 10h25 por Sandra Lacerda, filha de Sandra e José Leonardo


É fato que a pele do recém-nascido é bem diferente da pele dos adultos, afinal, ela está iniciando seu processo de desenvolvimento e se adaptando ao novo ambiente fora do útero da mãe. Ainda assim, existem alguns aspectos em comum: da mesma forma que a nossa, a pele do bebê também apresenta características distintas e únicas, que precisam de tratamentos adequados.

Conheça os tipos de pele dos bebês
Conheça os tipos de pele dos bebês (Foto: Getty Images)

Quando o tipo de pele do bebê é identificado, fica mais fácil saber os produtos ideais e a melhor  forma de cuidar bem da pele dele. Desta forma, o maior órgão do corpo humano consegue se desenvolver de forma saudável e cumprir sua função essencial: proteger o seu filho. Conheça agora os tipos de pele do bebê e a forma correta de cuidar de cada uma delas.

Pele normal

Esse tipo de pele mantém o equilíbrio ideal entre hidratação e oleosidade. Mesmo sendo muito frágil, ela é visivelmente homogênea, não resseca e nem irrita facilmente. Ela é macia, flexível e sedosa ao toque. No caso de peles com características normais, é recomendado o uso de produtos suaves, específicos para bebês e formulados com ingredientes naturais para mantê-la limpa e hidratada. O sabonete líquido de glicerina tradicional da Granado é feito com pH adequado, deixa a pele macia, perfumada e limpa, ressaltando o seu brilho natural e contribuindo para o não ressecamento.

O Sabonete de Glicerina, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado
O Sabonete de Glicerina, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado (Foto: Divulgação)

Pele supersensível

Esse é o tipo de pele que a qualquer mudança de temperatura, umidade ou até atritos com tecido da roupa, já pode desenvolver irritações. Então tenha cuidado! A pele muito sensível é caracterizada por ser mais frágil e extremamente vulnerável.

O banho dos bebês que possuem pele supersensível merece atenção redobrada dos pais. Esteja atento à temperatura da água e use produtos indicados para esse momento, que respeitem essa maior sensibilidade. A Granado tem a linha de produtos Bebê Peles Sensíveis composta por itens hipoalergênicos específicos para a pele macia e delicada do seu filho.

Dermatologicamente testado, o Sabonete Cremoso em barra da Granado deixa a pele do seu filho limpa com suavidade, não irrita os olhos, hidrata, protege e evita o aparecimento de alergias, irritações e coceiras.

Sabonete em barra Cremoso Dermocalmante da Granado, formulado com proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, óleo de oliva e manteigas de murumuru e karité
Sabonete em barra Cremoso Dermocalmante da Granado, formulado com proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, óleo de oliva e manteigas de murumuru e karité (Foto: Divulgação)

Após o banho, não esfregue a pele do bebê. Passe a toalha suavemente no corpo do seu filho para não desencadear irritações.

 Pele ressecada

A pele seca é mais propícia às descamações, coceiras, manchas vermelhas e até mesmo ao desenvolvimento de dermatite atópica, que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é considerada uma doença crônica e não contagiosa, que deixa a pele seca e inflamada.

Esse tipo de pele está mais suscetível a perder água para o ambiente, então, ainda mais do que em outros casos, a hidratação da pele é de extrema importância para o bem-estar e saúde do bebê. Para te ajudar nessa missão, a Granado tem uma linha especial de produtos suaves, formulada com óleos vegetais e vitamina E que protegem e nutrem a pele do bebê.

A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado hidrata profundamente e restaura a barreira protetora. Se a pele do seu filho for ressecada, é fundamental criar o hábito de hidratar o corpo dele diariamente.

A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol
A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol (Foto: Divulgação)

Os óleos também podem ser muito úteis para evitar o aparecimento de dermatites e irritações na pele seca. Formulado com óleos vegetais e vitamina E, o Óleo Tradicional da Granado protege e nutre a pele do bebê. Além dos benefícios para a saúde da pele, massagear seu bebê com óleos demonstra muito carinho e é uma boa forma de criar vínculos com seu filho.

Os óleos da Granado são livres de conservantes, corantes, óleo mineral e ingredientes de origem animal
Os óleos da Granado são livres de conservantes, corantes, óleo mineral e ingredientes de origem
animal (Foto: Divulgação)

Caso ainda existam dúvidas sobre o tipo de pele do seu bebê, consulte o dermatologista para o diagnóstico preciso. O especialista poderá fazer a avaliação correta e recomendar o tratamento mais adequado ao seu filho.


Leia também

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Davi mora na periferia de Salvador - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Davi, do 'BBB 24', mostra casa humilde onde eles vivem na periferia de Salvador

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Claudia Raia posta fotos com família - Reprodução/ Instagram

Bebês

Claudia Raia mostra festa luxuosa do filho e aparência de Luca chama atenção: “Nasceu pra brilhar”

Fãs notaram que o casal se distanciou desde a alta hospitalar do ator - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Kayky Brito enfrenta 13 horas de viagem para ver o filho e explica motivo inusitado: 'Não posso'

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!