Tosse: tudo o que você precisa saber sobre esse sintoma

Médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, dr. Claudio Len é nosso braço direito quando surge alguma dúvida sobre a saúde do seu filho

Resumo da Notícia

  • A tosse não é uma doença, mas sim um sintoma
  • Nosso organismo usa esse recurso para eliminar as secreções que estão paradas nas vias aéreas superiores
  • Vírus e bactérias são as principais causas de infecção das vias aéreas
Vírus e bactérias são as principais causas de infecção das vias aéreas (Foto: Getty Images)

A tosse não é uma doença, mas sim um sintoma. Nosso organismo usa esse recurso para eliminar as secreções que estão paradas nas vias aéreas superiores (nariz, garganta, laringe e traqueia) e inferiores (brônquios e pulmões). Em algumas situações ela pode causar desconforto, especialmente quando é noturna, pois atrapalha o sono – de toda a família!

-Publicidade-

Recebo telefonemas e mensagens e examino todos os dias crianças com tosse, especialmente nesta época do ano (outono/inverno) quando as infecções respiratórias são mais comuns. Vírus e bactérias são as principais causas de infecção das vias aéreas, mas as doenças alérgicas, como rinite e asma (também chamada de bronquite asmática) também provocam tosse. Outras doenças menos comuns na infância, como refluxo gastroesofagiano, por exemplo, podem estar presentes.

Algumas crianças chegam até a tossir para chamar a atenção dos pais… É importante alertar para sinais de problemas mais sérios e que necessitam de avaliação médica, como tosse ininterrupta (dia e noite), falta de ar, respiração cansada e febre alta.

-Publicidade-

Crianças menores de um ano com respiração ofegante e gemência devem ser levadas imediatamente para a emergência, pois podem estar com bronquiolite. O tratamento da tosse requer um diagnóstico.

Alguns medicamentos aliviam os sintomas, mas é importante combater a causa para que a tosse vá embora de vez. Recomendo que procurem o pediatra antes de administrar algum medicamento, pois alguns usados no dia a dia têm eficácia duvidosa, e podem causar efeitos adversos.

Quando a tosse pode ser sinal que tem algo errado no pulmão da criança?
Silvia Tokumoto, Maria Laura e Franciele

Ela pode ser o sintoma de um problema pulmonar de gravidade variável. Em algumas situações, só o exame médico é capaz de detectar a gravidade. No entanto, os pais devem ficar atentos a algumas manifestações que indicam que pode haver algo errado. O destaque vai, sem dúvida nenhuma, para o cansaço ou falta de ar, especialmente em crianças pequenas. A presença de febre alta, acima de 38, 5o C, também deve chamar a atenção, pois em alguns casos pode haver pneumonia.

Geralmente tento dar um “jeitinho” em casa com xaropes e afins. Com quanto tempo de uma tosse que persiste, devo procurar um médico?
Elen Nunes, mãe de João

As tosses relacionadas aos resfriados e gripes costumam durar até 7 dias, com melhora espontânea na maioria dos casos. Portanto, duração maior que essa deve ser avaliada pelo pediatra, especialmente quando a tosse vai aumentando de intensidade ou o intervalo entre uma tosse e outra passa a ser muito curto. Na presença de febre, o tempo para o exame médico deve ser menor.

Tosse precisa ser tratada sempre ou é mecanismo de defesa do organismo pra eliminar o que está fazendo mal?
Beatriz Watrin, mãe de Luísa

A melhor resposta para esta pergunta é: depende. Em algumas situações a tosse causa desconforto e altera a rotina de vida da criança, especialmente do sono. Nestes casos o tratamento com sedativos de tosse pode ser útil. No entanto, na maioria dos casos não é necessário o tratamento deste sintoma, que é um mecanismo de defesa e auxilia na eliminação do muco, que é produzido nas vias aéreas.

 

-Publicidade-