Tudo sobre higienização: saiba como deixar sua casa livre do coronavírus

Descubra como limpar folhas, legumes, frutas, embalagens, máscaras, roupas, móveis e maçanetas para garantir a segurança da família toda

Resumo da Notícia

  • Mais do que nunca é necessário fazer uma higienização adequada para garantir a proteção da família
  • Descubra de que forma lavar alimentos, embalagens, móveis e objetos
  • A prevenção continua sendo a melhor forma de combate ao novo coronavírus
É preciso todo cuidado dentro de casa para se prevenir do coronavírus (Foto: Reprodução)

Prevenção é sempre o melhor caminho, principalmente, quando falamos da saúde da família. Com a pandemia do novo coronavírus, vários hábitos mudaram, principalmente, em relação a higiene. O cuidado com os alimentos, máscaras, roupas, móveis, embalagens deve ser contínuo para evitar o contato com o vírus. Veja como garantir a segurança de todos em casa com alguns cuidados diários: 

-Publicidade-

Como lavar alface, rúcula e outras folhas

Não apenas em época de coronavírus, é fundamental lavar as folhas antes de consumi-las em casa, para evitar a contaminação por micro-organismos ou até vírus. A higienização começa pelas mãos e pia para começar a manusear o alimento. Corte a parte dura na parte da base do pé e tire as folhas uma por uma, descartando as externas. Deixe elas de molho por cerca de 15 minutos em uma solução com água sanitária. Depois desse período, enxague bem a alface em água corrente fria, se atentando ao aspecto de cada folha.

Como lavar legumes

Assim como vale para as folhas, é fundamental higienizar muito bem os legumes antes de ir para o prato. Lave com água morna e sabão as cascas dos legumes, usando uma escovinha para ajudar. Isso serve para tirar as sujeiras visíveis. Deixe de molho com água, uma colher de bicarbonato de sódio ou água sanitária pelo período de 15 minutos. Na sequência, passe na água corrente potável para “limpar” o excesso de bicarbonato ou água sanitária. Conforme for lavando, não misture os alimentos higienizados dos que ainda não foram para garantir a eficácia.  

-Publicidade-

Como higienizar frutas

Como as frutas são consumidas cru, é importante seguir os mesmos passos citados acima, lavando bem em água corrente para limpar a sujeira aparente, deixar de molho por 15 minutos nas soluções indicadas, por fim, passar em água corrente e deixe secar naturalmente. Isso serve tanto para consumir as frutas com quanto sem casca. 

Como higienizar embalagens de plástico, vidro ou latas

É importante tomar cuidado com o lugar em que apoia as embalagens (Foto: Getty Images)

Os cuidados com as embalagens devem começar logo que as compras chegam do mercado. Escolha um lugar específico para deixar os produtos antes da higienização e separe outro para colocá-los quando estiverem limpos. O ideal é lavar com água e sabão ou passar álcool gel.

Como higienizar embalagens de papelão

É recomendado que todas as embalagens de papelão sejam descartadas para maior segurança. Mas quando isso não for possível, deve-se fazer a higienização usando um pano descartável ou papel toalha úmido com álcool 70%, já que o item em contato com a água pode prejudicar o conteúdo. 

Como lavar máscaras

As máscaras devem fazer parte do look sempre que sair de casa, mas para garantir a proteção real, é preciso alguns cuidados após o uso. Para a higienização, recomenda-se deixar de molho em um recipiente com água potável e água sanitária (2 – 2,5%) por cerca de 30 minutos. Depois desse período, enxague bem em água corrente e lave com sabão. Deixe a máscara secar sozinha. É importante trocar a máscara sempre que perceber alguma sujeira ou estiver úmida, e descartá-la quando perceber que está desgastada.    

Como lavar roupa

Lavar roupas em tempos de coronavírus continua da mesma forma. O sabão em pó ou líquido comum já é suficiente para fazer a higienização. Caso sua máquina tenha essa opção, vale usar o modo mais quente de lavagem e fazer a secagem com altas temperaturas. Para as roupas lavadas à mão, recomenda-se que fiquem de molho em uma bacia durante cinco minutos antes do processo seguir normalmente. 

As peças que foram usadas na rua podem ser lavadas junto com as que foram usadas em casa. Mas alguns cuidados ainda devem ser tomados: as roupas devem ser limpas o quanto antes para evitar que contaminem outras roupas e ambientes. Ao chegar em casa, é importante já tomar banho para eliminar qualquer contaminação do vírus e lavar as mãos imediatamente ao manusear as roupas que vieram da rua. Outra dica é limpar o cesto em que ficaram as roupas antes de serem lavadas para evitar contaminação no ambiente. 

Como lavar capachos e tapetes

Especialistas defendem que o ideal é abandonar o uso do capacho e manter os sapatos do lado de fora da casa ou apartamento. Mas se não for possível, a dica é investir em uma receita caseira com 3 colheres de água sanitária para um litro de água e colocar em um borrifador para higienizar o capacho. É recomendado fazer a limpeza do capacho na entrada de casa pelo menos uma vez por semana. 

Como higienizar a sola do sapato

O indicado é retirar os calçados antes de entrar na residência ou utilizar um capacho de vinil, que é mais fácil de ser lavado. A mesma solução de água sanitária pode ser usada para higienizar a sola dos sapatos. Mas caso você tenha visitado hospitais ou cemitérios é essencial escovar as solas dos sapatos com desinfetante. Para reforçar a limpeza, jogue bicarbonato de sódio dentro do calçado em seguida e deixe ‘respirar’ por 24 horas.

Como lavar as mãos

Práticas simples como lavar bem as mãos pode te manter longe do vírus (Foto: Getty Images)

Sim! Existe uma forma certa de lavar as mãos para prevenir o coronavírus. Para eliminar todos os vestígios do vírus em suas mãos, uma ensaboada e uma enxaguada rápidas não serão suficientes. Confira um passo a passo da Unicef para uma lavagem eficaz das mãos:

  • Passo 1: Molhe as mãos e os pulsos com água corrente
  • Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados
  • Passo 3: Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, e punhos por pelo menos 20 segundos
  • Passo 4: Enxágue abundantemente com água corrente
  • Passo 5: Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.

Como limpar a mesa de jantar

O primeiro passo é fazer uma limpeza das superfícies e retirar sujeiras, poeira ou migalhas. A limpeza pode ser feita com água e sabão ou produtos de limpeza, passados com um pano. Depois da limpeza, é preciso desinfetar as superfícies. O vírus não sobrevive a processos de um minuto de desinfecção com soluções de 62% a 71% de etanol, 0,5% de peróxido de hidrogênio e 0,1% de hipoclorito de sódio (água sanitária) — tenha isso em mente ao comprar os produtos de limpeza para a sua casa. A dica é fazer uma solução com água e algum desses produtos. É importante realizar a desinfecção todos os dias. 

Como limpar a pia da cozinha

Por ser o lugar de apoio de vários alimentos, é fundamental, sempre, limpar primeiro de tudo. Antes de começar a preparar qualquer refeição, faça essa higienização, com detergente e água morna. Para desinfetar, o processo que pode ser feito semanalmente, é possível usar alvejantes diluídos (apenas se certifique que a superfície suporta esse tipo de produto), peróxido de hidrogênio ou álcool isopropílico 70%. 

Como limpar as maçanetas e interruptores

Esses locais têm muito contato com as mãos e, assim, merecem uma atenção especial, com limpeza frequente. Se possível, use luvas para fazer a higienização, que consiste em passar desinfetantes (seja produtos com cloro ou até o álcool 70%) nesses objetos. Vale ressaltar que após esse processo, é interessante lavar muito bem as mãos com água e sabão. 

Como limpar o celular

As pessoas vivem praticamente grudadas com o celular e levam o aparelho junto para qualquer lugar que for (até o banheiro). Não à toa, um estudo mostrou que o aparelho pode ser mais sujo que a sola do sapato, contendo bactérias, vírus e fungos. Por isso, vale higienizar com álcool isopropílico, ao invés do etanol ou até álcool gel, já que esses contém água e podem danificar o produto. Outra dica é usar lencinhos umedecidos, aqueles que compramos na farmácia feito para as mãos, para fazer a limpeza. 

É importante fazer a higienização dos celulares frequentemente (Foto: Getty Images)