Publicado em 11/12/2020, às 14h16 por Maria Laura Saraiva, Filha de Laise e Carlos
Quem olhar para o céu no próximo dia 14 de dezembro verá um espetáculo e tanto da natureza: um eclipse solar total. O evento poderá ser visto a olho nú nas regiões do sul, sudeste e centro-oeste do Brasil durante às 11h33 até às 14h53 do horário de Brasília. Na data, a Lua se colocará exatamente entre o Sol e a Terra, formando uma sombra no astro maior
Infelizmente, os moradores do norte e nordeste não poderão observar o eclipse. De acordo com o professor do departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Costa, em entrevista à BBC Brasil, “quanto mais ao sul, melhor” para acompanhar o evento. No Rio Grande do Sul, por exemplo, as pessoas poderão ver 60% do sol tapado pela lua, enquanto no Rio de Janeiro a sombra será só de 40%.
O pesquisador também reforçou a importância de utilizar uma proteção ao observar o Sol. Binóculos, telescópios e outros equipamentos de aumento, por exemplo, devem ter um filtro para proteger os olhos. Não observar essa regra pode resultar em lesões permanentes na retina”, alerta.
O eclipse solar acontece quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, gerando “um cone de sombra que incide em algum local do planeta”, como explica Roberto Costa. Assim, conforme os movimentos terrestres, a faixa de sombra vai se deslocando do oeste para o leste.
Todo ano presenciamos cerca de dois a sete eclipses solares ou lunares na Terra, embora nem todos possam ser vistos do Brasil. O último que pode ser observado pelos brasileiros foi um tipo parcial em dezembro de 2019. De acordo com informações da Nasa, demora 54 anos para o fenômeno acontecer exatamente no mesmo lugar da Terra.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais